Publicado em

Eventos debatem a história da infância na Amazônia

Com a intenção de promover discussões sobre a produção do conhecimento na área infantil e incentivar reflexões a respeito das perspectivas teóricas e metodológicas sobre a temática ‘História da infância, Educação e Práticas Culturais’, a Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece dois eventos que serão realizados simultaneamente no Instituto de Ciências da Educação (ICED), de 22 a 24 de outubro de 2014. O II Seminário de História da Infância e o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação vão ampliar os debates sobre a Infância do século XIX ao XX, nos quais as práticas culturais, educação escolar, a criança desvalida, castigos e violência escolar estarão entre os temas. As inscrições são gratuitas e realizadas no grupo Ecos, na sala 225/Grupo Ecos/ de 9h às 12h e de 14h às 17h, no ICED. Os participantes terão certificado ao final do evento.

Serão disponibilizados para divulgação, durante o Colóquio, os trabalhos acadêmicos produzidos nos últimos anos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito (Ecos) do ICED. A conferência de abertura de ambos será proferida pela professora doutora Margarida Louro Felgueiras, da Universidade do Porto-Portugal, com o tema “A Cidade do Porto e a Educação Infantil (1870-1936)”, e a de encerramento pela professora doutora Irma Rizzini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema “Processos de Escolarização da Infância no Pará entre o Império e a República”. Confira a programação completa, aqui.

Público-alvo – Os eventos são direcionados a todos os professores da rede pública de ensino e instituições privadas, pesquisadores em Educação Básica e estudos sobre a Infância, profissionais de educação, psicologia e áreas afins. Alunos de graduação e pós-graduação interessados, também podem participar. No total, são esperados 300 participantes, que possam juntos promover discussões sobre as pesquisas na história da infância, cultura e educação na Amazônia, e com isso consolidar produções dos pesquisadores do grupo Ecos. Todos os professores participantes, convidados dos dois eventos, são pesquisadores da História da Educação em suas instituições, nas quais estudam a História da Infância.

“A intenção desses dois eventos é promover discussões sobre a produção do conhecimento na áreas da infância, cultura e educação na Amazônia brasileira, especialmente no estado do Pará. Além disso, pretende-se possibilitar a troca de experiência entre os pesquisadores por meio de reflexão e do diálogo a respeito dos estudos sobre Infância na região Amazônica e, principalmente, refletir criticamente sobre a importância da História da Infância, como meio para resgatar a infância do século XIX e século XX entre os mestrandos e doutorandos da Linha Educação, Cultura e Sociedade”, destaca a coordenadora dos eventos, professora Laura Alves.

Serviço
Eventos debatem ‘História da Infância, Educação e Praticas Culturais’ na UFPA:
II Seminário de História da Infância na Amazônia
IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação
Data: 22 a 24 de outubro de 2014
Hora:8h às 18h
Local:Auditório Bloco B do ICED-UFPA
Inscrições até 17 de outubro no ICED-UFPA, sala – 225/Grupo Ecos/ de 9h Às 12h e de 14h às 17h
Mais informações pelo e-mail: 2seminario.infancia@gmail.com
Confira a programação completa aqui.

Fonte: Ascom UFPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *