Coordenadora da Rádio Margarida participa de capacitação em Manaus

A coordenadora de projetos da Rádio Margarida, Eugenia Melo, participa, em Manaus, da capacitação “Vozes pela prevenção – câncer do colo do útero”. O evento é uma realização do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da ONG Criar Brasil, que há 20 anos atua pela democratização da comunicação e pelo fortalecimento das emissoras cidadãs.

O objetivo da capacitação é trabalhar com a temática do câncer do colo do útero que é um assunto de saúde de interesse da população feminina e de toda comunidade. A capacitação é direcionada a comunicadores de populações indígenas e quilombolas, além e instituições da Região Norte para sensibilização desta temática. De acordo com o INCA, na Região Norte a taxa de incidência do câncer do colo do útero é de 24 por 100 mil mulheres, que está acima da média do Nordeste que é de 19 e do Sudeste que é de 10 mulheres para cada 100 mil.

Segundo a coordenadora, um dos momentos emocionantes da capacitação foi a troca de experiência das etnias Ticuna, Xavante e Kokama, que relataram suas atividades com programas de rádio. “Foi emocionante o depoimento de uma jovem radialista que relatou que sua mãe faleceu de câncer do colo do útero, pois se recusava a fazer o exame Papanicolau e que sua irmã também teve câncer do colo do útero, porém fez o exame a tempo de procurar atendimento médico”, conta Eugenia.

Participam da capacitação a rádio Solimões de Tabatinga, rádio Rural de Santarém, rádio FM Mamirauá, rádio Nossa Tribo, Rádio Tocantins, rádio Formoso, rádio Comunidade Novo Tempo de Macapá, Rádio Voz Ilha de Tefé, Rádio educadora Guajará Mirim, Rádio VOX de Manaus, Rádio Boa Vista povo indígena FM de Monte Roraima, dentre outras. A capacitação conta ainda com a participação da Drª Maria Assuncion Solé, técnica da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Redes do INCA.

A ONG Rádio Margarida participa como convidada para a troca de experiências pelo programa “Estação Direitos” que fez parte das ações do projeto Radionovelas Educativas. Durante a capacitação a Rádio Margarida distribuiu materiais educativos do kit de Radionovelas Educativas e DVDs de clipes animados para os 27 participantes do evento. A capacitação encerra nesta sexta-feira, 26.

Waldeir Paiva – Rádio Margarida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *