Projeto Comunicação Jovem atua nos bairros Castanheira e Guanabara

Dando liberdade à imaginação de alunos de escola estadual, o projeto visa usar a arte para combater a violência contra crianças e adolescentes percebida na região.

Teatro, rádio e vídeo. Essas são as três linguagens que serão trabalhadas nas próximas semanas no projeto Comunicação Jovem, uma realização da Rádio Margarida, Instituto Camargo Corrêa e Construtora Camargo Corrêa. As atividades serão desenvolvidas com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ramiro Olavo Ribeiro de Castro, localizada no Bairro Guanabara, em Ananindeua, município da região metropolitana de Belém.

O PROJETO

Buscando fortalecer a cultura de enfrentamento e combate à violência sexual, através da arte, o Comunicação Jovem vai trabalhar com a educomunicação. Mídias e linguagens tecnológicas serão ferramentas na defesa de direitos de crianças e adolescentes, além de desenvolver e aguçar talentos camuflados.

Os alunos irão passar por um processo de inscrição e seleção. Os selecionados serão capacitados com palestras temáticas, farão a produção, a reprodução e a replicação dos resultados.

Como as atividades serão para somar educação e conhecimento, houve uma preocupação dos desenvolvedores em respeito aos horários disponíveis. Então, alunos do turno da manhã farão as oficinas disponíveis à tarde, e assim, vice-versa.

AS OFICINAS

As oficinas irão acontecer consecutivamente. A primeira será de teatro e iniciará ainda neste mês e segue até outubro. Nessa primeira etapa, os alunos, após passar por capacitação, irão transformar o aprendizado em uma peça teatral sobre violência sexual.

Em um segundo momento, programado para novembro e dezembro, a oficina será de Rádio, na qual os participantes irão aprender a utilizar técnicas e linguagens de rádio em favor da comunidade. Já para janeiro e fevereiro de 2015, as expectativas são para a oficina de Vídeo, e sua criação, produção e edição.

Os resultados das oficinas, em caráter direto, serão mostrados em outras escolas do bairro, praças e lugares públicos, com o fim de divulgar informações e o exercício em prol ao combate ao abuso e à exploração sexual – problemática focal do projeto.

CAMARGO CORREA E RÁDIO MARGARIDA

O projeto Comunicação Jovem faz parte do “Grandes Obras pela Infância” – iniciativa do Instituto Camargo Corrêa e da Construtora Camargo Corrêa cujo objetivo é desenvolver ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes nas áreas de influência de obras. Em Belém, a Construtora Camargo Corrêa é responsável pelas obras do prolongamento da Avenida João Paulo II. Próximos da região da obra estão os bairros Guanabara e Castanheira, que receberão ações do projeto.

Já a Rádio Margarida, que idealizou a causa, irradia a arte, a cultura e a educação popular na Região Amazônica para melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento humano e sustentável da Amazônia. A prática desse aprendizado através da arte fica visível já na divulgação, na qual esquetes foram apresentadas dentro das salas de aula convidando os alunos para participar das oficinas.

Essa é uma grande parceria do Instituto Camargo Corrêa, Radio Margarida e comunidade pensando sempre na melhoria da qualidade de vida, em especial a defesa dos diretos de crianças e adolescentes.

 Texto de Fábio Cadete e ASCOM Instituto Camargo Corrêa

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *