Publicado em

Plano de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é lançado no Pará

Foi lançado na última terça-feira, 01 de julho, no auditório do Ministério Público Estadual, o Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Pará. O documento é fruto da mobilização empreendida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes junto às organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados. Durante o lançamento, representantes das instituições e do governo, que estiveram à frente da elaboração do Plano, assinaram o pacto de execução do documento, que tem validade de dois anos.

O Pará é o primeiro, entre os demais Estados, a lançar um plano de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes baseado no novo Plano Nacional. O objetivo do documento é apontar estratégias de trabalho em rede que promova uma cultura de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de meninos e meninas no Estado, não só por meio do atendimento dos casos notificados, mas também incluindo ações de prevenção.

A elaboração do Plano contou com a colaboração dos seguintes órgãos que integram o comitê: Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Saúde Pública (Sespa), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (Segup); Tribunal de Justiça do Pará; Ministério Público do Pará; Delegacia Geral de Polícia Civil; Corpo De Bombeiros, 19ª Superintendência Regional Pará da Polícia Rodoviária Federal; Grupamento Fluvial da Polícia Militar; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belém; Programa Estadual Propaz Integrado; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente; Centro Artístico Cultural Belém Amazônia Rádio Margarida; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte 2; Ordem Dos Advogados Do Brasil – Secção Pará, e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Estadual (Pará).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *