Radio Margarida é tema de trabalho no Intercom Norte 2014

Começou ontem, 1º de maio, o maior evento de comunicação do Norte do Brasil: o Intercom Norte 2014, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. E, entre os temas dos trabalhos apresentados nesta XIII edição do evento, está o programa de rádio “Estação Direitos”, da ONG Rádio Margarida, uma das ações do projeto Radionovelas Educativas em defesa da criança e do adolescente.

O artigo intitulado “Estação Direitos nas ondas do Rádio: Estratégias Comunicativas para a promoção da cidadania de crianças e adolescentes” foi produzido pela jornalista e mestranda em comunicação (UFPA), Lorena Esteves, em coautoria com a Pós-doutora em comunicação (Universidade Nova de Lisboa), Luciana Miranda. “O artigo visa analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela equipe do programa para sensibilizar o público acerca de um tema tão delicado e complexo como os direitos e deveres de crianças e adolescentes”, explica Lorena.

Estação Direitos – O programa de rádio foi veiculado entre os anos de 2010 e 2012, primeiramente nas Rádios Cultura FM e OT e, posteriormente na rádio Unama FM. Teve patrocínio do programa “Petrobras desenvolvimento e cidadania”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e apoio do Comitê de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para ouvir os programas na íntegra, basta acessar www.radiomargarida.org.br.

Intercom – O evento abre o calendário de eventos regionais da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que realiza anualmente seis congressos – um em cada região do país e um congresso nacional. Voltado para pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes de Comunicação, os congressos da Intercom tem o objetivo de fortalecer os estudos na área em todo o país, estimulando principalmente a participação de alunos de graduação.

Sob o tema “Comunicação: Guerra e Paz – Convencer e conviver – 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas”, o evento pretende reunir nomes expressivos da Comunicação no Brasil, que encontrarão em Belém um ótimo cenário para discutir e apresentar resultados de pesquisas com um olhar direcionado aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, alunos e profissionais na Amazônia.

Programação – O Intercom Norte 2014 contará com a presença especial de Antonio Hohlfeldt, presidente da Intercom, que estará na conferência de abertura do Congresso que terá como tema: “Mídia Ninja e as manifestações a partir de junho de 2013”. Também fazem parte da programação seis mesas de debate, nove painéis, nove oficinas, 12 minicursos, apresentações de trabalhos no Intercom Jr. (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação), nas Divisões Temáticas e no Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), em que os melhores trabalhos experimentais apresentados são premiados ao final do congresso. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.

As inscrições foram encerradas no último dia 14 de abril.

Rádio Margarida com informações de ufpa.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *