Publicado em

Semana do Bebê em Belém incentiva cuidados na Primeira Infância

Palestras, ações educativas e atividades culturais fazem parte da programação da II Semana Estadual do Bebê, que tem início nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 22, simultaneamente em cinco municípios paraenses: Belém, Marabá, Santarém, Soure e Altamira. Na capital o evento conta com vasta programação que se estende também aos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, além das ilhas.

A abertura do evento será no Complexo Ver-o-Rio, às 8h, com a certificação de 35 conselheiros tutelares de Belém em virtude do Dia Nacional do Conselho Tutelar; apresentações culturais e atividades do Brinca Belém. Já às 10h, o prefeito Zenaldo Coutinho fará a entrega da Chave da Cidade ao Prefeito Bebê, na Santa Casa.

Quem participar do evento, poderá conhecer mais sobre os cuidados necessários com crianças entre 0 a 6 anos, através do seminário ‘Primeira Infância – Cuidado, Proteção e Compromisso’, além do ciclo de palestras e ações educativas. Entre as atividades propostas também estão as oficinas de cantigas de ninar, contação de histórias, palestras e exibição de filmes.

A Semana Estadual do Bebê teve início em 2003, na cidade de Canela, RS. O Unicef, idealizador do projeto, foi representado pelo oficial especialista em programas de saúde, Antônio Carlos Cabral, que enfatizou a importância da iniciativa. ‘A primeira infância que vai de 0 a 6 anos é uma fase fundamental para o desenvolvimento e crescimento da criança, se ela for orientada desde cedo com certeza se tornará um bom cidadão’, disse.

A primeira edição do evento no Estado do Pará foi realizada em 2012, no município de Acará. Este ano, a Prefeitura de Belém está a frente da organização e conta com a parceria do Governo do Estado. Representantes das secretarias municipais juntamente com o Propaz e o Unicef se reúnem desde outubro para discutir e planejar a II Semana Nacional do Bebê no município.

Várias secretarias municipais estão envolvidas na ação. A Fundação João Paulo XXIII (Funpapa), por exemplo, preparou programação especial que será desenvolvida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referencia Especializada de Assistência Social (Creas), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdac).

Texto: Portal ORM

Foto: Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *