Nossa Senhora recebe a homenagem de 350 mil fiéis no Círio das Crianças

cirio_criancasPequenos devotos de Nossa Senhora de Nazaré prestaram suas homenagens à padroeira dos paraenses na manhã deste domingo (20), durante o Círio das Crianças. Por cerca de duas horas, milhares de crianças, ao lado de familiares, acompanharam a imagem peregrina de Nossa Senhora por algumas das principais ruas do bairro de Nazaré, no centro de Belém.

Iniciada por volta das 8 horas, a romaria partiu da Praça Santuário, em frente à Basílica. Durante o percurso, de quase 3 km, os fiéis rezaram, cantaram e saudaram a padroeira.

Segundo estimativas da coordenação da Festa de Nazaré, cerca de 350 mil pessoas participaram da romaria, a nona da programação oficial do Círio e a quarta maior em número de participantes. Em ternos quantitativos, o Círio das Crianças fica atrás apenas da procissão principal, realizada no último domingo (13), da Trasladação, que antecede o Círio, na noite de sábado, e do Traslado para Ananindeua, que abriu as romarias oficiais da festa na sexta-feira (11).

Apesar do grande número de pessoas, assim como em anos anteriores, a tranquilidade marcou a caminhada. Para garantir a segurança dos participantes, a Polícia Militar destacou cerca de 150 homens, dos quais 60 trabalharam ao longo do trajeto. Na área de entorno, o policiamento também contou com o apoio de viaturas – motos e carros. O Corpo de Bombeiros esteve presente com 40 militares e quatro viaturas – uma de resgate, uma de combate a incêndio e duas de apoio.

Agradecimentos – O motorista Luiz Fernando Silva, 24 anos, acompanhou todo o trajeto carregando a filha, Maria Fernanda, de 2 anos, vestida com a tradicional roupa de anjo, uma das principais marcas da romaria das crianças. Fernando, que havia acompanhado a Trasladação, agradecia pela saúde da filha. “O parto dela foi às pressas, em casa, e ela acabou nascendo com apenas seis meses”, disse. Para ele, o momento era só de agradecimento. “Tudo é pela fé e pela gratidão a Ela. E assim sempre vai ser. Nos próximos anos, assim como hoje, vamos estar aqui”, afirmou.

A aposentada Alda Gonçalves, 81 anos, também agradeceu as bênçãos recebidas. Nascida em Afuá, município do Arquipélago do Marajó, aos 35 anos ela se mudou para Belém e, desde então, sempre acompanha as romarias oficiais do Círio. “Sempre estou em todas que consigo”, contou Alda. Além do Círio, ela participou, neste ano, da Romaria Fluvial e da Trasladação. “O amor por Nossa Senhora vem desde criança. Meu pai era envolvido com música na paróquia em Afuá, e eu sempre estava com ele por perto. A fé veio de pai pra filha”, acrescentou.

A romaria percorreu a Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Avenida Governador José Malcher e Travessa Doutor Moraes, retornando para a Avenida Nazaré, até a Praça Santuário. A imagem foi conduzida em um cibório (espécie de nicho). A procissão teve sete carros, quatro “dos Anjos” – ícones da romaria por conduzirem dezenas de crianças -, o carro dos “Milagres”, outros dois que levaram integrantes da Guarda Mirim de Nossa Senhora de Nazaré e os bandeirantes, que estavam no carro “Anjos do Brasil”.

Este ano, a romaria teve a participação de uma banda de música do município de Vigia de Nazaré, no nordeste do Estado, e participação de um coral composto por crianças, na faixa etária de 8 a 12 anos.

Fonte: Agência Pará

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *