Semana de Aleitamento Materno será lançada no Portal da Amazônia

“Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno” é o tema da XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno, que será oficialmente lançada no Estado na manhã deste sábado, 03, no Portal da Amazônia, em Belém, em meio a uma grande mobilização entre órgãos públicos e entidades de promoção à saúde feminina com o objetivo de conscientizar o público sobre os benefícios clássicos da amamentação, incluindo o principal, que é o combate à mortalidade infantil.

A campanha visa incentivar as mães a iniciar e manter a amamentação, bem como conscientizar da importância dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) e a participação mais efetiva da participação comunitária junto às Unidades Básicas de Saúde. No Portal da Amazônia, a programação reservará, em vários stands, informações sobre o assunto mediante a participação de técnicos experientes, a exemplo da coordenadora estadual de Saúde da Criança, médica pediatra Ana Cristina Guzzo, que destaca o aleitamento materno como indicação prioritária para proteger o bebê de disfunções como diarreia, desidratação e infecções respiratórias, assim como incentivar as mães a evitar o uso da mamadeira, chupeta e alimentos sólidos, sobretudo nos primeiros seis meses de vida.

Voltado principalmente às mulheres em fase de amamentação e às futuras mães, a Semana do Aleitamento Materno no Pará segue as diretrizes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e também da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). O tema de 2013 do MS e da SBP é: “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”. Já o da WABA é: “Aconselhamento em amamentação: perto das mães”.

Na programação que vai durar de 8h30 às 12 horas do sábado, estarão envolvidos o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia, Pro Paz Integrado e Corpo de Bombeiros; a prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Universidade Federal do Pará (UFPA), Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), Conselho Regional de Nutricionistas da 7º Região (CRN-7), Associação Amigos da Amamentação (Amamen), Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Pastoral da Criança e Hospital da Ordem Terceira.

Ascom Sespa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *