Caravana do Norte contra o Trabalho Infantil terá início em Roraima

Contribuir para o fortalecimento de ações locais no enfrentamento ao trabalho infantil, na perspectiva da violação dos direitos fundamentais e humanos de crianças e adolescentes e, a partir desse entendimento, definir estratégias de proteção. Esse é o objetivo da Caravana do Norte que inicia suas atividades no dia 06 de maio, em Boa Vista, capital de Roraima e percorre os estados da região Norte até o final do mês de junho.

Uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado, às 9h30 e uma reunião com a Prefeita Teresa Surita, na Prefeitura Municipal de Boa Vista, às 16h, marcam a mobilização. Representantes de entidades parceiras como, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Organização Internacional do Trabalho já confirmaram presença nos encontros.

A programação continua no dia 07, às 8h30, com uma passeata ao Centro Cívico que sairá da Escola Lobo Dalmada. À tarde será realizada uma Audiência Pública no município de Alto Alegre. No dia 08 serão realizadas oficinas nas escolas estaduais e municipais e uma Audiência Pública no município de Normandia. No dia 09 os municípios de Pacaraima, Bonfim e Rorainópolis realizam Audiência Pública. E no dia 10, um seminário reunirá 200 crianças e adolescentes no auditório do Corpo de Bombeiros.

A interlocução com os novos prefeitos e prefeitas é o foco principal da Caravana do Norte, uma vez que o objetivo é obter o compromisso das autoridades com a definição e a implementação de ações, metas e prazos para prevenir e eliminar o trabalho infantil nos municípios. Vale destacar, conforme afirma o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que a meta de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016, deverá ser cumprida no mandado dos atuais prefeitos, que iniciaram a gestão em 2013.

A partir de Roraima, a iniciativa cumprirá o seguinte percurso: Rondônia nos dias 22 e 23 de maio; Amapá no dia 6 de junho; Amazonas de 05 a 15; Tocantins no dia 14; Acre de 17 a 21 e o Pará encerrará a Caravana no dia 26 de junho.

A Caravana do Norte é realizada com o apoio da Fundação Telefônica em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização Internacional do Trabalho e as entidades integrantes do Fórum Nacional.

Fonte: Andi Comunicação

1 pensamento sobre “Caravana do Norte contra o Trabalho Infantil terá início em Roraima”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *