Publicado em

Coordenadora da Rádio Margarida debateu os direitos da infância e juventude no Fórum Social Mundial

Povos de todas as partes do mundo reunidos em uma cantoria de clamor pelos direitos dos menos favorecidos. Direitos que por muito tempo foram ignorados, mas que agora ganham força nas vozes de pessoas que gritam por cidadania.

Assim podem ser definidas as atividades do Fórum Social Mundial 2013, que aconteceu entre 26 e 30 de março na cidade de Túnis, capital da Tunísia, no continente africano. “O Fórum iniciou com uma caminhada que reuniu cerca de 30 mil pessoas, e em um determinado momento todos se uniram e proclamavam, em diversos idiomas, ‘O povo unido jamais será vencido’, o que foi muito emocionante” relata a coordenadora geral do projeto Radionovelas Educativas, Eugenia Melo, que representou a ONG Rádio Margarida no Evento.

O objetivo da Rádio Margarida no Fórum foi discutir a comunicação e a tecnologia em prol dos direitos de crianças e adolescentes. Portal, vídeos, spots, radionovelas, todas as ferramentas utilizadas pela ONG no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, foram apresentadas aos participantes do debate. “Quando mostrei o vídeo sobre o escalpelamento as pessoas ficaram surpresas, pois nem sabiam que isso existia”, afirmou Eugenia. Um dos destaques da Rádio no Fórum foi a participação da boneca Jô, criada e dublada por Eugenia Melo para uma série de vídeos educativos produzidos pela ONG. “As pessoas, crianças principalmente, queriam conversar com ela, a Jô interagia com as pessoas e foi um sucesso”, ressaltou a coordenadora.

>> Clique aqui e conheça a série de vídeos “Cara a cara com a Jô”

A Rádio Margarida foi convidada a participar do Fórum pela Petrobras, como um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ONG no Projeto Radionovelas Educativas, patrocinado pelo programa “Petrobras Desenvolvimento e Cidadania”. Segundo Eugenia Melo essa foi a oportunidade de mostrar para o mundo as ferramentas que a instituição utiliza em prol dos direitos da infância e juventude na Amazônia. A Rádio Margarida fez parte do estande Le Maison de la Brézil, junto com as outras 16 instituições brasileiras patrocinadas pela Petrobras que estiveram presentes no Fórum.

Waldeir Paiva- Rádio Margarida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *