Instituições da sociedade civil tomam posse no Cedca

Está marcada para esta quarta-feira, dia 06, às 09 h, a posse das organizações que irão representar a sociedade civil no Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (Cedca), no biênio 2013/2015. De acordo com Angelina Falcão, conselheira da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), órgão que atualmente preside o Cedca, a expectativa é que com a posse dos novos membros o conselho dê continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo junto à sociedade, além de ampliar essa estrutura.

O Cedca foi criado com o propósito de monitorar e deliberar as políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente no Pará, e é constituído por um colegiado de 20 instituições, governamentais e não governamentais, que se reúnem na 1° quarta-feira de cada mês para direcionar as ações do Conselho. Segundo Angelina Falcão, uma das dificuldades encontradas no biênio anterior era em relação à participação dos membros nos encontros do conselho, “havia pouca representatividade por parte das instituições que formavam o Cedca, e nessas reuniões é necessário ter um número considerável de representantes para formar um quórum e assim poder votar alguma coisa”, afirmou a conselheira.

Uma das ações coordenadas pelo Cedca, implantada na gestão anterior, é a mobilização de adolescentes, de todo o Estado, para encontros que ocorrem em Belém, nos quais são discutidos assuntos relacionados à garantia de direitos desses adolescentes. Para que esses jovens participem dos encontros há uma parceria com os conselhos municipais com o intuito de viabilizar o deslocamento do adolescente de seu município de origem até a capital.
Abaixo você encontra a relação de todas as instituições que foram eleitas pra representar a sociedade civil no Cedca, além das que foram reeleitas e as de origem governamental.

Não governamentais:
Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (Apacc)
Conselho Regional de Psicologia (CRP)
Escola Salesiana do Trabalho, a Federação das APAES/FEAPAE
Instituto Universidade Popular/UNIPOP
Instituto Pobre Servos da Divina Providência

Reeleitas:
Assistência e Recuperação de Criança e Adolescente (ARCA)
Movimento de Promotores da Vida e Cidadania (PROVIDA)
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB)
Pastoral do Menor (PAMEN)

Governamentais:
Secretarias de Estado de Assistência (Seas)
Secretarias Saúde Pública (Sespa),
Secretarias de Cultura (Secult)
Secretarias Educação (Seduc),
Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh)
Secretarias de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof)
Secretarias de Segurança Pública (Segup)
Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará – (Fasepa)
Comando Geral da Polícia Militar (PM)
Assembleia Legislativa (ALEPA)

(Waldeir Paiva- Rádio Margarida)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *