SaferNet oferece atendimento online com informações sobre crimes virtuais

Não é de hoje a preocupação com a segurança no ambiente virtual, pois a internet oferece inúmeros riscos aos usuários, principalmente aqueles que não têm uma orientação adequada. Quando se trata das crianças então, aí o cuidado é redobrado, pois os pequenos se tornam mais vulneráveis aos riscos do mau uso da internet. Pensando nisso, a SaferNet Brasil (safernet.org.br), organização civil fundada por profissionais de diversas áreas, como cientistas da computação e bacharéis em direito, vem atuando no combate à violência no meio virtual.

Desde 2005 a SaferNet realiza campanhas e denúncias, além de promover discussões acerca do tema. O objetivo principal é a construção de um mundo virtual onde os direitos de cada usuário sejam respeitados, onde a liberdade de expressão de uns não se torne uma ameaça aos princípios e convicções de outros. Esse trabalho de conscientização dos riscos se dá por meio de cartilhas divulgadas no site da organização, trazendo orientações que ajudam a identificar uma possível ameaça, além de fornecer informações de como agir para denunciar um crime virtual.

No site da SaferNet você tem acesso a três canais de navegação: o canal de prevenção e educação, que oferece subsídios aos pais e educadores, além de usuários em geral, para os bons hábitos de conduta na internet; o canal de denúncia, onde é possível registrar uma queixa de eventuais crimes que ocorrem no ambiente virtual e o canal de ajuda e orientação, que esclarece o que é o crime virtual e como agir para preveni-lo e denunciá-lo.

HELPLINE

Uma das iniciativas da SaferNet Brasil é o Helpline (helpline.org.br), canal gratuito onde uma equipe de psicólogos oferece atendimento por e-mail ou por Chat, esclarecendo sobre formas seguras de uso da Internet, além de orientar crianças e adolescentes e/ou seus próximos que vivenciaram situações de violência on-line como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais.

PARCERIA

O portal da ONG Rádio Margarida atua como parceiro da SaferNet Brasil na divulgação de informações relacionadas aos crimes virtuais. Clicando no banner DENUNCIE na capa do Portal Rádio Margarida, você tem acesso aos canais de denúncia de crimes virtuais oferecidos pelo SaferNet.

(Rádio Margarida)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *