Alunos da escola Palmira Gabriel lançam livro sobre o imaginário paraense

Alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel, em Icoaraci, comemoraram, nesta sexta-feira, 18, o lançamento do livro “Lendas, Assombrações e outras histórias”, escrito pelos adolescentes do nono ano do Ensino Médio. A publicação reúne onze histórias inspiradas no imaginário paraense e é um estímulo ao aprendizado e à autoestima dos jovens envolvidos no projeto. Além da edição convencional foi feita também uma tradução em braile, organizada por uma professora e uma aluna portadora de deficiência visual da escola.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Maricléa Marinho, sempre foi a maior entusiasta do projeto e explicou como ela e seus alunos chegaram a este resultado. “Tudo começou como uma atividade regular em sala de aula. Eu trouxe a eles o livro “Visagens e Assombrações de Belém”, do Walcir Monteiro, como uma forma de estimulá-los à leitura. Sempre adorei este livro e sugeri que eles escrevessem sobre algumas histórias que conhecessem ou criadas por eles. Deu tão certo e o interesse foi tão grande que acabamos chegando à ideia de compilar algumas histórias e escrever o livro. O Conselho Escolar comprou a idéia e hoje estamos lançando nosso livro”, comemora a professora.

O Conselho Escolar é um órgão composto por professores, técnicos, funcionários da escola, alunos e responsáveis, além da diretoria, e serve para acompanhar as ações escolares e e implementar atividades. Walter Kemper, diretor da escola Palmira Gabriel, avalia com grande otimismo a iniciativa da professora e diz que é um prazer poder apresentar uma imagem positiva da escola pública. “As pessoas ainda vêem a escola pública com muita reserva, mas o que vemos aqui hoje é justamente o contrário, é a escola estimulando e investindo em seus alunos e professores, contribuindo para a formação destes jovens, envolvendo suas famílias e ampliando seus horizontes”, disse o gestor.

A estudante Beatriz Quaresma, 14 anos, uma das escritoras do livro, era só orgulho pelo resultado do trabalho feito por ela, os amigos e professores. “A emoção é muito grande. Foi um trabalho feito em equipe, desenvolvido em sala de aula e que reuniu muitos esforços. O pessoal da escola incentivou muito, ver o livro sendo lançado hoje é incrível, um estímulo pra toda a vida. E ainda por cima é uma honra termos aqui, hoje, a presença do Walcir Monteiro, que nos inspirou a realizar estas histórias”, destacou a adolescente.

Convidado especial para a sessão de lançamento do livro, o escritor Walcir Monteiro estava feliz com a homenagem e com a iniciativa da escola. “Parabenizo os alunos e professores que fizeram esse trabalho tão pai d’égua. É muito importante estimular a leitura e a criatividade das crianças e tão importante quanto isso é a valorização da nossa cultura, podermos ouvir e contar o que nos inspira e faz parte do nosso dia a dia”, falou o escritor.

Cultura Animação – Na solenidade de lançamento ainda foram exibidos três curtas-metragens de animação vencedores do prêmio ofertado pela TV Cultura, sobre escritores paraenses. A trilogia “Tu Conheces”, de Petrônio Medeiros, apresentou aos presentes um pouco da biografia e principais títulos dos escritores paraenses Bruno de Menezes, Dalcídio Jurandir e Max Martins, uma oportunidade para alunos e pais aprenderem mais sobre a literatura produzida no Pará.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *