Ananindeua ganha prêmio do Unicef

Uma série de projetos sociais voltados para crianças e adolescentes. Investimentos que buscam a transformação da qualidade de vida dos jovens do município. Através de ações como essas, a Prefeitura de Ananindeua conquistou o selo Unicef Município Aprovado 2009-2012.

O selo é um reconhecimento internacional aos municípios que alcançam resultados significativos na garantia dos direitos dos jovens. No Pará, 144 municípios se inscreveram, mas apenas 18 conquistaram o selo. Os municípios são avaliados a partir de três eixos: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social.

Após ter aderido à edição do selo 2009-2012, a metodologia vem sendo aplicada em Ananindeua. A iniciativa do Unicef busca a mobilização dos governos para que o país consiga conquistar metas para reduzir as desigualdades regionais, relacionadas à garantia dos direitos da infância e adolescência.

Entre os resultados alcançados está a redução do percentual de crianças menores de dois anos de idade desnutridas – dados oficiais finais do Unicef apontam que, de 2007 a 2011, Ananindeua teve redução de 2.35% para a 0,36% – e a redução da taxa de abandono do ensino fundamental, de 4,60% para 2,40%.

Os municípios inscritos participam de momentos de formação, articulação e mobilização e os que conquistaram o selo mostraram que estão investindo em políticas públicas na busca de melhores indicadores para crianças e adolescentes de seus municípios.

A cerimônia especial do selo Unicef Município Aprovado será realizada no dia 29 de novembro, no Museu Nacional, em Brasília.

Fonte: Diário do Pará

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *