Evento discute a história da infância na Amazônia

Discutir produções realizadas acerca do conhecimento sobre  Infância, Cultura e Educação na Amazônia brasileira, especialmente no Estado do Pará. Esse é o objetivo do I Seminário de História da Infância na Amazônia e o III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, que ocorrerão nos dias 9 e 10 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Os dois eventos, realizados juntos pelo Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS), do Instituto de Ciências da Educação (ICED), serão norteados pelo tema “Educação e Cultura: pesquisas sobre infância e constituição do sujeito na Amazônia”. As inscrições começaram na segunda, 17, e vão até 5 de outubro.

Os eventos reunirão estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores com trabalhos acadêmicos, a fim de socializarem seus trabalhos de pesquisa acerca do tema. A coordenadora do Grupo de Pesquisa ECOS e coordenadora geral do evento, professora Laura Alves, destaca a importância do acontecimento. “O Seminário e o Colóquio também levantam a discussão sobre a necessidade de investigar a história da infância na Amazônia, proporcionando o debate em relação à educação e à cultura.”

Entre os tópicos que serão discutidos no Seminário, estão a criança desvalida, a educação escolar, as instituições de asilamento e os castigos e a violência escolares, com o objetivo de fazer um levantamento acerca de questões históricas na área da infância na Amazônia, sobretudo nos séculos XIX e XX, enquanto o Colóquio é uma oportunidade de trazer à luz da comunidade as pesquisas desenvolvidas dentro do Grupo ECOS.

O evento será aberto no dia 9 de outubro, pela Conferência “Significados de Proteção à Infância na Bahia e em Portugal – Séculos XVIII e XIX”, que será proferida pelo professor Antônio Marcos Chaves, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Haverá três mesas-redondas, entre as palestrantes, estarão professoras da UFPA, da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e de outras Instituições de Ensino Superior. Também ocorrerão sessões coordenadas, durante as quais alunos da pós-graduação apresentarão seus trabalhos.

Outros destaques da programação são: a Exposição de Fotografias sobre a História da Infância na Amazônia: Perspectiva Histórica e Lançamento de livros, entre o quais o recém- publicado livro Memórias de Escola e Adolescentes em Conflito com a Lei: violência, criminalidade e educação, das autoras Regina Fernandes Monteiro, servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), e professora Laura Alves, coordenadora do ECOS.

Inscrições – Os interessados podem se inscrever gratuitamente, de forma presencial.  Para quem mora fora de Belém, as inscrições serão feitas pelo e-mail educacaoculturaesociedade@gamil.com. Aos demais, é preciso dirigir-se à sala do Grupo de Pesquisa ECOS, no ICED, localizado no Setor Profissional do Campus da UFPA.

Realizadores – O Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS) nasceu em 2002 e tem como uma das fundadoras a professoras Laura Maria Silva Araújo Alves. Seu objetivo é analisar dimensões educativas de práticas culturais diversas, na interação entre sujeitos da escola. “Dentre o levantamento dessas pesquisas realizadas no Grupo, sobre a constituição do sujeito na cultura e na sociedade, temos pesquisas sobre a história da infância. O Seminário e o Colóquio são uma oportunidade para  uma socialização de trabalhos feitos na graduação e na pós-graduação sobre a história da infância”, comenta a professora.

Serviço:
Inscrições para o I Seminário de História da Infância na Amazônia e o III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.
Período: 17 de setembro a 5 de outubro
Local para inscrições: Grupos ECOS, Sala 225, no Instituto de Ciências da Educação (ICED), Campus Profissional.
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: educacaoculturaesociedade@gamil.com ou pelos telefones:  (91) 3021 – 7105/3021 – 7281

Realização dos eventos
Período: dias 9 e 10 de outubro
Local: Auditório Professor José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Profissional da UFPA
Confira aqui a programação completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *