Adolescentes do Pará fazem cobertura de Conferência Nacional em Brasília

Dois adolescentes paraenses integram uma equipe de 60 jovens de todo o Brasil que irão fazer a Educobertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorre em Brasília a partir de amanhã (11). Os jovens representantes paraenses já estão na capital brasileira e participaram durante todo o dia de hoje de oficina no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, com atividades que utilizam técnicas jornalísticas na linguagem radiofônica, de televisão, web e texto.

A Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Carmem Oliveira, destaca o momento histórico que esta Conferência Nacional vive, pois é a primeira vez que a cobertura oficial do evento é feita por jovens e adolescentes.

“É um momento muito especial que vivemos com a Educobertura que já coloca a 9ª Conferência Nacional na história da infância no Brasil. Além de ser a primeira vez que isso ocorre é também nesta edição que registramos a maior participação de adolescentes em uma conferência”, destaca a secretária referindo-se também aos 822 delegados adolescentes que terão direito a voto nas deliberações da conferência, destes, 25 são paraenses.

O jovem Fabio Pantoja, 18 anos, e Tatiane Queiroz, 16, foram selecionados durante a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorrida no Pará no ultimo mês de abril, evento promovido pelo Governo do Estado do Pará e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PA).

Os adolescentes são orientados por uma equipe de 11 educomunicadores experientes e de diferentes Estados, que ultilizam uma técnica orientada pelo referencial teórico-metodológico de Paulo Freire que, dentre outras coisas, valoriza o processo de criação incentivando o jovem a discutir sobre democracia, direitos sociais e valores humanistas, sempre com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Cada adolescente vai escolher a linguagem que quer trabalhar, mostrando suas opiniões sobre uma diversidade de temas, que serão abordados não com uma perspectiva comercial da informação, mas com o envolvimento de cada um na defesa dos seus direitos. Não com um olhar neutro, mas de envolvimento com a pauta que irão trabalhar”, explica Vania Correia, jornalista educomunicadora.

Pará na Educobertura

Quando se interessou em participar da equipe de educobertura da Conferência DCA no Pará, o jovem Fabio Pantoja não imaginava que poderia chegar até Brasília representando seu estado. Ex-aluno do Projeto Biizu, Fabio não esconde a felicidade e afirma que o Pará fará um ótimo trabalho no que depender da dedicação dele.

“Estou com as melhores expectativas porque quero que saiam propostas concretas daqui. Eu já tive o prazer de participar da educobertura Estadual e agora estou aqui e estou conhecendo pessoas de todo o Brasil. Eu estou aqui para mostrar que o Pará está presente de forma ativa na cobertura deste grandioso evento”, fala entusiasmado o jovem paraense.

A outra representante paraense na Educobertura da Conferência Nacional, Tatiane Queiroz, é moradora do bairro da Cremação e estudante do Colégio Ulisses Guimarães, nunca imaginou que poderia estar representando o Estado em um evento Nacional, e espera que a experiência seja muito produtiva. “Nunca imaginei estar aqui e o que mais me chamou a atenção até agora foram as atividades feitas com a gente, onde a gente define todo mundo junto nossos objetivos e tarefas”, fala a jovem de 16 anos.

A abertura oficial da 9º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorre nesta quarta-feira, 11, e irá até o próximo sábado, 14 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília. Os trabalhos produzidos pela equipe de Educobertura serão publicadas nos sites da Agencia Jovem, Juventude Conectada, no hot site da Conferência DCA do Pará e nas redes sociais.

Hot site da Conferência DCA do Pará: www.seas.pa.gov.br/conferenciadca

(Texto e fotos: Luciana Kellen com informações do Conanda, direto de Brasília.)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *