Sespa lança cartilha para combater tabagismo nas escolas

A programação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pelo Dia Nacional de Combate ao Tabagismo começa nesta terça-feira, 22, com o lançamento da cartilha “Um Tirano Chamado Fumo”, que passará a ser adotada pelas escolas estaduais a fim de conscientizar jovens sobre os riscos do vício do cigarro. A solenidade acontecerá às 9 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Guimarães, localizada no bairro da Nova Marambaia, em Belém. O livro é uma obra voltada para o público infanto-juvenil e traz ilustrações de cartunistas famosos, como Ziraldo, Chico Caruso e Jair Fenandes. A autoria é do músico carioca Vangi Souza, tendo como madrinha a atriz Zezé Motta.

O músico conta que o sentimento de perda de pessoas próximas devido ao vício do fumo foi a principal inspiração para compor o livro, repleto de abordagens para evitar que crianças entrem para as estatísticas, cada vez maiores, de jovens fumantes. “Ou simplesmente para que cresçam como adultos conscientes dos males provocados pelo cigarro”, justifica o músico, no release distribuído pela editora.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Raquel dos Anjos, a publicação tem como objetivo a formação de uma consciência crítica entre alunos de escolas públicas. “A iniciativa de utilizar a cartilha partiu de várias pesquisas, entre as quais a do Inca (Instituto Nacional do Câncer), de que 90% dos fumantes começaram a fumar antes dos 18 anos”, explica. Em princípio, serão distribuídos 50 mil exemplares no Estado, com uma mensagem do secretário de Estado de Saúde, Helio Franco, que também estará presente no lançamento.

Após o lançamento do livro, a Sespa realizará três momentos alusivos ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, a ser lembrado no dia 31 de maio. Para o dia 30, duas primeiras ações: a primeira acontecerá na praça Batista Campos, a partir das 7h30, com abordagens de prevenção aos males provocados pelo cigarro e orientações para quem quiser largar o vício. O ponto alto da mobilização será um abraço simbólico dos participantes em torno da praça.

A outra ação acontecerá paralelamente, no hall de Cardiologia da Unidade de Referência (URE) Presidente Vargas, localizada na avenida homônima, esquina com a travessa Osvaldo Cruz. Nesse caso, a programação na URE será realizada pela equipe do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante, a partir das 9 horas, com o tema “Danos do cigarro ao meio ambiente e impacto da indústria tabagista”. A coordenadora do centro, médica pneumologista Fátima Amine, explica que a mobilização servirá para destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo, como também para cobrar políticas eficazes para a redução do consumo.

O evento terá a palestra da coordenadora estadual de combate ao Tabagismo, Raquel dos Anjos, que discorrerá sobre o tema, e ainda uma abordagem sobre cigarros aditivados, com Marisa Dantas, do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Entre as atrações culturais, haverá apresentações da banda de música do Corpo de Bombeiros, do grupo de dança de salão do Instituto Helena Coutinho e de uma peça teatral sobre tabagismo, encenada por técnicos da Sesma.

Constarão na programação da URE Presidente Vargas depoimentos de ex-fumantes, panfletagem, entrega de certificados a ex-fumantes, distribuição de lanches e ofertas de procedimentos, como verificação de pressão arterial e glicemia, com apoio das farmácias Extrafarma; teste rápido de HIV e de hepatites, oferecido pelas Coordenações Estaduais de HIV/Aids e Hepatites Virais; verificação de teor de Monóxido de Carbono, por técnicos da clínica Action Laser, e exames de auriculoterapia, método terapêutico que utiliza a orelha para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral.

No dia 31 de maio a Sespa promoverá o Seminário Estadual de Proteção à Vida, com o tema “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”, a partir das 8 horas, no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em Belém.

Serviço: O lançamento da cartilha “Um Tirano Chamado Fumo” acontece às 9 horas desta terça-feira, 22, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Guimarães, situada no conjunto Cohab, Quadra K, Gleba I, s/n (com acesso pela rua da Marinha, tanto pela rodovia Augusto Montenegro como pela avenida Rodolfo Chermont), bairro Nova Marambaia. Informações pelo fone (91) 3231-6337.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *