Publicado em

Unipop promove qualificação em direitos humanos para policiais civil e militares

Com o objetivo de qualificar policiais civis e militares para abordagens, intervenções e mediação de conflitos de maneira adequada, principalmente nos casos que envolvem jovens autores de atos infracionais, a Universidade Popular (Unipop) realiza a partir desta, segunda-feira, 09, o processo de formação de agentes de segurança do Estado.

A formação faz parte do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Instituições Assistenciais e Judiciais  do Estado do Pará (Pró-DCA) e é financiado com recursos da União Européia. De acordo com o  coordenador do Pró-DCA, Max Costa, a meta é capacitar 500 policiais na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém, locais onde estão as unidades de atendimento socioeducativo em regime fechado.

Serão formadas 20 turmas de 25 alunos, uma turma por semana com carga horária de 20 horas, onde serão debatidos temas como Valores Humanos e cidadania, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), as origens, causas e consequências da violência e o papel do agente de segurança pública na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Queremos que as Polícias compreendam o histórico e a identidades desses adolescentes, respeitando os direitos que lhes cabem, para que possamos juntos evitar que o tráfico continue aliciando nossos jovens e destruindo o futuro de milhares de famílias e da juventude”, ressaltou Max Costa.

Pró-DCA

O Pró-DCA é um programa criado em 2010 pela sociedade civil com o objetivo de assegurar direitos de jovens em conflito com a lei que cumprem medidas socioeducativas. O Programa tem como parceiros Movimento República de Emaús, Cedeca, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), Fórum DCA, Sodireitos, Famcos, Cedca,  Christian Aid e a União Europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *