Publicado em

Adolescentes discutem participação e protagonismo na 8ª Conferência

Música, dança e muito diálogo foram as ferramentas para discutir, com cerca de 20 adolescentes, o que é participação e protagonismo, durante a ‘Conferência com Adolescentes’, evento que abriu a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará.

A letra da música Geração Coca-cola, da banda Legião Urbana, foi usada para atrair a atenção dos participantes e fazê-los refletir sobre o papel do adolescente na família e na sociedade. Seguir os sonhos e acreditar em si mesmo era a mensagem!!!!

Na dinâmica, houve várias perguntas para os adolescentes e crianças, que estavam  participando, mas o melhor de tudo é que os adultos também participaram das perguntas e atividades do eixo 3, falando sobre o direito da criança e do adolescente.

Primeiramente, os integrantes fizeram uma roda em que crianças e adolescentes ficaram todos de mãos dadas e o objetivo era memorizar o nome da pessoa que estava ao lado. Assim, no final da roda, o último teria que saber o nome de todos que estavam na roda. Muitos não conseguiram, mas tiveram ajuda do grupo e foi divertido ver todo mundo exercitando a memória.

Em seguida, uma fila de dois lados foi formada e durante essa fila, as pessoas teriam que falar olhando nos olhos uma das outras e dizer o que gostariam de ser perante a sociedade porque, muitas vezes, as autoridades, como presidente, prefeitos e governadores, querem escolher qual é o papel  dos demais. Foi falado também, que muitas vezes, quando temos vontade de ser algo que desejamos, muitas pessoas dizem que não podemos seguir nossos sonhos, porque  não dá dinheiro. Mas a verdade, é que isso não importa. O que importa é que independente do que for, se você tem vontade, vá,  em frente e faça o que tem vontade, o que te deixa feliz.

(Por Fernanda Souza e Thatiane Queiroz, jovens que fazem parte da equipe de educomunicação da Conferência)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *