Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente apresenta comissões de delegados

“Que nossos direitos não fiquem só no papel, que sejam garantidos mesmo”.

Foi com essa frase que foi encerrada agora de manhã a apresentação da comissão de crianças e adolescentes, escolhidos como delegados municipais para participar da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que começou hoje, 03 de abril, às 9h no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

A comissão protagonizada pelos jovens é uma iniciativa inédita desta edição do evento, que vem ao encontro do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no que diz respeito a garantia da participação social dos jovens, desde a elaboração até a execução de políticas públicas, voltadas ao público infanto-juvenil e também segue uma diretriz do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que preconiza que para cada um adulto, deve haver duas crianças ou adolescentes nas decisões.

Os jovens, que foram escolhidos para integrar esta comissão estadual, participaram das conferências municipais que ocorreram no interior do Pará e estão representando diversas entidades e projetos, como Pastoral da juventude, Pro-jovem e Unipop, assim como, vários municípios, como Marabá, Parauapebas, Bujarú, Castanhal e a anfitriã, capital do estado, Belém.

Após a apresentação, foi realizada uma dinâmica com os presentes, todos se deram as mãos e dançaram uma ciranda. Em seguida, os grupos foram divididos em eixos temáticos de discussão para gerar propostas que serão apresentadas no período da tarde. Mairã Soares, adolescente escolhida para representar o Pará na 9ª Conferência Nacional fala de sua expectativa para o evento. “Espero que esse seja o começo de uma mudança de um contexto histórico de violação de direitos de crianças e adolescentes no estado do Pará”, afirma.

A abertura oficial da Conferência ocorre às 17h, no Hangar.

(Por Lorena Esteves, jornalista ONG Rádio Margarida)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *