Sespa promove oficina sobre sala de amamentação

Nesta sexta-feira, 30, a Coordenação Estadual de Saúde da Criança, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizará no auditório do Hospital da Ordem Terceira, em Belém, a primeira oficina de “Sala de Apoio à Amamentação”. A atividade é parte das diversas estratégias que a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde vem desenvolvendo no País para apoiar a mulher trabalhadora na manutenção do aleitamento materno.

Profissionais de Bancos de Leite Humano e aqueles que atuam na promoção e apóio à amamentação serão treinados para incentivar e apoiar as empresas que querem estimular as mulheres trabalhadoras na volta ao trabalho. A oficina contará com a palestra “Mãe trabalhadora”, que será ministrada pelo médico Antônio de Pádua Silveira, seguida pela exibição do filme “Amamentação”, sob os comentários da nutricionista Luísa Margareth Carneiro Silva.

A Sala de Apoio à Amamentação é um espaço dentro da empresa/local de trabalho destinado à retirada e estocagem de leite humano durante a jornada de trabalho da mulher que está amamentando e retornou à empresa após seu período de licença remunerada. O objetivo é que estas mulheres possam durante o expediente esvaziar as mamas e armazenar o leite materno que será oferecido ao filho nos momentos em que ela não estiver em casa. É uma maneira de manter a lactação e a amamentação.

As exigências técnicas para a instalação das salas de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas foram definidas pelo Ministério da Saúde e Anvisa na Nota Técnica Conjunta nº1, publicada no Diário Oficial da União, em 24 de fevereiro de 2010, por meio da Portaria 193. A oficina a ser realizada de 9 às 12 horas também terá o apoio do Ministério da Saúde e do próprio Hospital da Ordem Terceira.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *