Mapa aponta aumento da violência no Pará nos últimos anos

Foi divulgado no último dia 15 de dezembro o Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil. O estudo foi produzido pelo instituto Sangari e analisa os últimos 30 anos (1980 a 2010) de violência homicida no Brasil de acordo com as características de cada estados, municípios, capitais e regiões metropolitanas do país.

De acordo com o diretor de pesquisa do Instituto Sagari, Julio Jacolo Waiselfisz, deixou de ser possível prever o comportamento da violência de ano para ano. “O que detectamos nesses anos de trabalho é que a lógica da violência no Brasil mudou radicalmente na última década”, ressaltou.

O Mapa mostra que o estado do Pará manteve, até 2004  índices de violência abaixo da média nacional, na capital, na região metropolitana e  no interior do estado. Porém a partir do ano de 2005 os índices ultrapassaram a média nacional e vem apresentando alta significativa, chegando a registrar em 2010 o valor de 45,9 homicídios para cada 100 mil habitantes contra a média nacional de 26,2 homicídios.

Mesmo entre os municípios com maior número de habitantes ocorrem contrastes, como é o caso de Ananindeua e Marabá que registraram em 2010 taxas superiores a 100 homicídios para cada 100 nil habitantes, enquanto Santarém apresentou, no mesmo ano, uma das menores taxas do Brasil: 3,1 homicídios para cada 100 mil habitantes.

O estudo completo pode ser visualizado abaixo:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *