Crianças com sobrepeso podem ser tornar obesas ainda na infância

Uma pesquisa feita por especialistas da universidade de Harvard, nos Estados Unidos mostra que as crianças de até dois anos de idade que apresentam sobrepeso têm grandes chances de ficarem obesas ainda na infância.

Para confirmar a afirmação, os pesquisadores avaliaram 40 mil crianças dessa faixa etária, entre os anos de 1980 a 2008. De acordo com o pediatra do Hospital da Criança do Grupo Hospitalar Conceição, Rodinei Carvalho, o estudo é um alerta para aqueles que ainda insistem em achar que criança gordinha é sinal de saúde.

“A finalidade desse trabalho seria um alerta aos pediatras e um alerta às mães. Nesse trabalho eles fizeram uma avaliação antes dos seis meses de idade, que é uma época muito difícil de avaliar. Então aquelas crianças que estão com os parâmetros peso e altura acima da média têm uma tendência futura de obesidade.”

Para saber se o seu filho está dentro do peso ideal, basta ter em mãos a Caderneta de Saúde da Criança. Nesse documento há uma tabela que mostra a relação de peso e altura, conforme explica o pediatra Rodinei Carvalho:

“Esse gráfico foi muito bem feito inclusive porque tem até cores de alerta. Tem a cor verde que a cor do peso normal, então se a criança está dentro daquela cor verde ela está bem. E se ela está na parte vermelha, que é acima do gráfico, ela estaria com excesso de peso. Então isso é muito fácil de ser constatado.”

O Ministério da Saúde recomenda que crianças de seis meses sejam alimentadas somente com leite materno. A partir dessa fase, a orientação é dar alimentos saudáveis complementares.

 

Fonte: Jornal do Brasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *