Semana do Bebê de Oriximiná

Caminhada realizada durante a Semana do Bebê em Castanhal-Pa

O município de Oriximiná, no oeste paraense sedia de 07 a 11 desse mês a Semana do Bebê, promovida pela Unicef com apoio de Orgãos do Governo Federal e do Estado, Município, universidades, ONG’s e iniciativa privada. O evento é realizado há mais de dez anos em várias cidades brasileiras, com objetivo de melhorar as condições da primeira infância, fase considerada de extrema importância para o pleno desenvolvimento do indivíduo.

Serão palestras, oficinas, seminários e ações de lazer como apresentações teatrais e brincadeiras, todos com temas direcionados para a saúde, educação e desenvolvimento dos bebês, crianças e adolescentes do município. Para os jovens estudantes do 6º ao 9º ano de seis escolas, por exemplo, serão apresentadas palestras sobre Adolescência, Sexualidade e Gravidez, com abordagens voltadas para o amparo tanto do bebê quanto da adolescente que será mãe.

As Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Trabalho e Promoção Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)e os Conselhos Tutelares apresentam painéis e palestras sobre Políticas de Saúde para as mães e bebês, Educação Infantil, Saúde bucal da Gestante e do Bebê, Planejamento Familiar, Atendimento Social para as mães e bebês e Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência, direcionados para as autoridades presentes, profissionais de educação, saúde, serviço social, mães grávidas e não grávidas, pais, alunos conselheiros entre outros atores sociais.

Para o oficial de desenvolvimento Infantil do Unicef, Antônio Carlos Cabral, o grande foco da Semana do Bebê é garantir a defesa dos direitos de meninos e meninas com foco na primeira infância. “Essas ações fazem parte de processo para motivar gestores e sociedade a respeitar e proteger o direito de crianças e adolescentes. Através de políticas públicas envolvendo um trabalho intersetorial garantir a sobrevivência e pleno desenvolvimento infantil” enfatiza Antônio Carlos.

Rádio Margarida

Bonecão utilizado nas apresentações da Rádio Margarida durante a Semana do Bebê de Altamira
Apresentação teatral da Rádio Margarida na Semana do Bebê de Altamira


A Rádio Margarida fica responsável pelas atividades lúdicas do evento, com a palestra Brincando na Praça com arte-educadores, bonecão e apresentação do espetáculo tetral “Jhon Jho Lee Jhones”, Sobre violência sexual. O objetivo é incentivar práticas saudáveis e respeito aos direitos de crianças e adolescentes na região, melhorando dessa maneira a qualidade de vida da população.

De acordo com a técnica de articulação e mobilização do Selo Unicef e gerente de projetos da Rádio Margarida, Joana Lima, a Rádio Margarida atua como parceira no desenvolvimento das atividades. “Utilizamos as linguagens artísticas como forma de comunicar. realizando as peças teatrais e brincadeiras educativas em espaços públicos”. afirmou Joana Lima.

Selo Unicef Município Aprovado

Articuladores e representantes do município durante capacitação do Selo Unicef de município aprovado em Santarém-Pa

A realização da Semana do Bebê é uma das ações que ajudam o município a alcançar o Selo UNICEF Município Aprovado. Na Amazônia mais de 300 municípios promovem ciclos de capacitação para estabelecer as melhores práticas para superar as metas.

Segundo Joana Lima, a experiência demonstra avanços na construção de políticas públicas que primam pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento infantil. “A intenção do Unicef é motivar os gestores públicos e a sociedade brasileira a garantir o direito ao pleno desenvolvimento de cada criança” afirma Joana Lima.

Os municípios inscritos comprometem-se a planejar e desenvolver ações para melhorar de forma concreta a situação da educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. Em 2012 os municípios que avançarem nos objetivos serão certificados com o Selo Unicef.

.

1 pensamento sobre “Semana do Bebê de Oriximiná”

  1. Muito boa a semana do bebê. Todas suas palestras, seminários, teatros, etc trouxeram boas informações aos que prestigiaram. Já se passa um dia, e já estou com saudade da galera da rádio margarida e até mesmo da Celinha, HAHA. Abrçs galera.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *