Mídia Cidadã: evento segue até sábado com participação da Rádio Margarida

Com o objetivo de discutir a produção midiática e promover ações para incentivar debates sobre cidadania e os direitos humanos na imprensa, a 2º Conferência Sul-Amaricana Mídia Cidadã reúne profissionais das áreas de comunicação, direito, economia, arte, educação, movimentos sociais, entre outros. A Conferência é realizada desde a última segunda-feira, 17, na Universidade Federal do Pará (Ufpa), e é promovida pela Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), com apoio de diversas instituições regionais.

O evento internacional promove diálogos entre profissionais de diferentes formações e nacionalidades para analisar as falhas na comunicação resultantes, principalmente, da exclusão de grupos sociais e culturais das produções de mídia.

O fomento à pesquisa na região norte também é um dos objetivos do Mídia Cidadã. No intuito de fazer um intercâmbio de experiências entre os pesquisadores e através de diálogos entre diversas áreas do conhecimento entendendo as necessidades os cidadãos no âmbito das divulgações de temas socias e deixando os resultados das pesquisas à disposição de todos.

“A proposta é juntar a universidade, toda a acadêmia e seus conhecimentos e disponibilizar para a sociedade. Todos que estão aqui praticam mídia cidadã, o que precisa ser feito agora é divulgar essas ações”, ressaltam os organizadores.

Dr. Antonio Almeida

A mesa temática sobre Mídia e Meio ambiente contou com a participação de profissionais com vasta experiência em suas áreas de atuação, como é o caso da Doutora em comunicação, Isaltina Araujo da Universidade Federal de Pernambuco e do Doutor em sociologia Antônio Almeida, que apresentaram os resultados de suas pesquisas.

Rádio Margarida marca presença no Mídia Cidadã

O Mídia Cidadã também ressalta e incentiva iniciativas de promoção da cidadania na imprensa, sejam elas produzidas por ONG’s, governo ou instituições comerciais.

Nesse sentido a Rádio Margarida participa da Conferência e mostra suas experiências na divulgação dos direitos da criança e do adolecente, utilizando para isso o programa de rádio Estação Direitos, apresentado todos os sábados na rádio Unama, e também o portal Rádio Margarida que promove as ações do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e disponibiliza os materiais produzidos pela ONG gratuitamente para visualização e para download.

No Auditório Benedito Nunes, localizado no campus básico da UFPA, foi montado estande onde esses materiais de combate a exploração e abusos contra meninos e meninas são mostrados aos participantes. O co-fundador e coordenador da ONG Rádio Margarida, Osmar Pancera, participa de painel onde ele e outros profissionais debaterão sobre educação, arte, saúde e cidadania no processo social.

Último Dia

No sábado, 22, último dia da conferência, as exposições e painéis serão realizados no Cine Olympia, na avenida Presidente Vargas. Já a partir das 14h tem início o 1º Festival de Artes do Mídia Cidadã, na praça da República, que contará com apresentações de Hip Hop, carimbó, dança contemporânea, Tecnobrega, debates e apresentação de projetos.

1 pensamento sobre “Mídia Cidadã: evento segue até sábado com participação da Rádio Margarida”

  1. Que legal! A Rádio Pela Infância apóia essa ideia! Somos uma produção da ONG Escola Brasil em parceria com o UNICEF para os municípios do Semiárido e da Amazônia inscritos no Selo UNICEF – Município Aprovado edição 2009/2012. Tornando-se parceiro, o radialista recebe de graça todo o conteúdo produzido pela Escola Brasil, tem acesso aos fóruns de discussão na nossa “comunidade” para troca de ideias, e contribui para a formação de novos padrões de comportamento, colaborando para a melhoria das condições de vida de milhares de pessoas. A participação da sociedade também é muito importante! Ajude-nos a ajudar! Promova você também esse debate, sugira nossa programação às rádios da sua cidade. Participe ainda mais dessa conversa na nossa página no facebook.com/radioinfancia e no twitter.com/radio_infancia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *