Sodiretos lança pesquisa nesta terça-feira

A ONG Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais Amazônia-Sodireiros lança nesta terça-feira (13), no auditório David Mufarrej da Unama Alcindo Cacela,  a pesquisa “Mulheres em Movimento-Migração, Trabalho e Gênero em Belém do Pará”.  A pesquisa relata as experiências vividas por 11 mulheres que migraram para o exterior.

Coordenada  pelos pesquisadores  Marcel Hazeu e Lucia Isabel Silva, a pesquisa que originou um livro, trata de temas como maternidade, relacionamentos, prostituição, família,  os riscos enfrentados durante a viagem e as dificuldades e preconceitos sofridos no seu retorno.

Para Marcel Hezeu, pesquisador e um dos fundadores da ONG Sodireitos, o lançamento “representa a voz ativa de mulheres que migraram de Belém para o exterior, sofreram várias violações e aprenderam sobre as contradições da nossa sociedade”, afirma o pesquisador.

Durante o lançamento, essas mulheres, que são as protagonistas do livro, participarão do evento contando suas experiências. “No lançamento tanto o processo de pesquisa será apresentada e ilustrada, quanto a voz direta e ativa das mulheres mostrará um pouco o que o livro tem a dizer, tanto de conteúdo quanto a forma”, finalizou Hezeu.

Segundo dados da ONU, os movimentos migratórios tiveram significativos aumentos nas últimas décadas, apontando ainda a feminilização desses movimentos,  percebida, por exemplo, nos números de migrações do Brasil para a Europa, nessa rota as mulheres representam 75% dos migrantes. 

Serviço

O lançamento da pesquisa será dia 13 de setembro, terça-feira, às 15h, no auditório David Mufarrej da Unama Alcindo Cacela.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *