Publicado em

Título ‘Hospital Amigo da Criança’ é entregue ao Anita Gerosa

Foto: José Pantoja / Ag. Pará

O Hospital Anita Gerosa é o de Ananindeua e o 11° do Estado a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”. A entrega da placa aconteceu nesta quarta-feira, 3, como parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A certificação foi concedida após uma avaliação conjunta com o Ministério da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que atestou que o hospital cumpre os 10 passos considerados fundamentais para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

O diretor administrativo do Anita Gerosa, Rafael Vieira Lopes, lembra que o título coroa o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005, quando a Sociedade Beneficente São Camilo assumiu o comando da instituição. “Isso inclui também o empenho da Coordenação Estadual de Saúde da Criança em capacitar nossos funcionários. Enfim, foi todo um envolvimento coletivo voltado para o aumento do aleitamento materno e consequentemente a diminuição de mortalidade infantil”, afirmou, ressaltando que se trata de uma conquista histórica para a saúde em Ananindeua.

“O título é fruto de muito trabalho e planejamento de todas as entidades e setores dentro do hospital. Isso significa que oferecemos um bom serviço à comunidade, o que, obviamente, não significará uma fase de comodismo, mas sim de compromisso ainda maior com a redução da mortalidade infantil na região”, complementa Rafael Lopes.

A assessora técnica do Ministério da Saúde, Amanda Moura, cumprimentou a equipe pela conquista da certificação. “Sempre digo que o mais difícil não é conseguir o título, mas, sim, mantê-lo. A responsabilidade continua com a consciência de que todos devem se aperfeiçoar para dar um atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade à população. Isso significa a certeza das mães de que seus filhos vão sair amamentados e saudáveis daqui”, ressalta.

Com a nova certificação recebida, o hospital Anita Gerosa se torna referência em amamentação para Ananindeua e fica equiparado aos 10 hospitais do Pará que já ostentam o título. O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, que no ato representou o governador do Estado, Simão Jatene, acrescenta que nessas instituições as mães são orientadas e apoiadas para a amamentação desde o pré-natal até o puerpério, período que transita entre o nascimento do bebê e os seus dois primeiros anos de vida, aumentando, dessa forma, os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado, reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.

A dona de casa Kissiane Alfaia, presente na cerimônia com o pequeno Emanuel, de 6 meses, lembrou do atendimento prestado pelo hospital desde os primeiros meses de sua gravidez. “Fiz questão de vir aqui e prestar meu depoimento, pois desde o início do pré-natal sempre fui bem acolhida e informada sobre a importância da amamentação. Hoje o Emanuel tá forte, gordinho e resistente, graças a Deus e a vocês”.

O padre Alberto Bresciani, um dos fundadores remanescentes do hospital, participou da cerimônia e benzeu a placa, na presença da secretária de Saúde de Ananindeua, Ivete Gadelha Vaz; da coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, e da coordenadora estadual de Atenção à Saúde, Jane Neves.

Já são mais de 20 mil hospitais credenciados na Iniciativa Hospital Amigo da Criança em todo o mundo. Atualmente, há 336 hospitais no Brasil com essa credencial. O título foi concedido ao Anita Gerosa após uma última etapa da avaliação, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro deste ano, pela médica pediatra Sônia Salviano, que é avaliadora do MS para a iniciativa Hospital Amigo da Criança.

O trabalho foi acompanhado de perto pelos integrantes da Coordenação Estadual de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O processo de credenciamento junto ao MS começou quando o médico Helio Franco, hoje secretário de Saúde, era presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. O primeiro treinamento foi realizado pela nutricionista Eunice Begot, hoje integrante do Colegiado de Gestão da Sespa.

Administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo, o hospital Anita Gerosa foi fundado há 49 anos e tem 96 leitos com especialidade em Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria. Mantém 99 funcionários, além de 15 médicos, que dão conta de uma demanda média anual de 44.400 atendimentos, incluindo partos e cirurgias. Atende consultas particulares, conveniados de planos de saúde e pacientes referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Pará, já receberam o título de “Hospital Amigo da Criança” as seguintes instituições: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital Benemérita Sociedade Beneficente Portuguesa, Hospital Venerável Ordem Terceira e Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém; Hospital e Maternidade Sagrada Família, em Santarém; Hospital Geral de Bragança, Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria e Hospital das Clínicas, em Bragança; Hospital Santo Antônio, de Alenquer; e Hospital Divina Providência, em Marituba.

Todos eles, além do Hospital Anita Gerosa, cumpriram os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno em conformidade com o protocolo da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), em vigor pela Lei 11.265/2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *