Pró-Paz Verão leva oficinas para crianças e adolescentes de Salinas

Nas ruas de Salinas, Gustavo Cunha, de 13 anos, já empinou muitas pipas, mas foi nessas férias que o passa tempo ganhou um gostinho especial, o menino aprendeu a fabricar um de seus brinquedos favoritos. “Eu já fiz quatro, é fácil e muito legal”, disse ele. Gustavo é só um dos vários alunos da Oficina de Pipas, ministrada pela Fundação Curro Velho, uma programação do Pró-Paz Verão, que está sendo realizada na Praça Luiz Bentes, em Salinas.

Na oficina eles se ocupam, brincam e aprendem a fabricar as pipas. E quem já aprendeu vira ajudante. Guilherme Silva, de 14 anos, era um deles, depois de fazer várias, ajudava as outras crianças e adolescentes. “Estou ensinando os meus colegas que ainda não sabem fazer”, disse empolgado.

No final da brincadeira, algumas orientações importantes foram passadas pelo instrutor Cláudio Assunção, entre elas os riscos de empinar perto de fiação elétrica, para evitar choques; não usar linha com cerol por causa dos riscos de cortes e redobrar a atenção nas ruas para não ser atropelado pelos carros. “Na hora da brincadeira a segurança deve vir em primeiro ligar”, disse ele orientando os alunos. Pedro Lopes, 10 anos, aprendeu a lição. “Não quero me machucar, vou fazer tudo o que o professor falou”. A ideia do projeto implantando pelo Pró-Paz é socializar crianças e adolescentes e despertar através de atividades culturais, educativas e esportivas a cultura de paz. A ação encerra no dia 28 de julho.

Brena Moreira – Ascom Pró-Paz

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *