ONG Rádio Margarida comemora 20 anos de história

A Organização Não Governamental (ONG) Rádio Margarida comemora hoje 20 anos de história. Fundada em 20 de julho de 1991 a instituição se dedica a defender os direitos de crianças e adolescentes, tanto produzindo materiais educativos como na organizando cursos e oficinas. “É não desistir e acreditar sempre”, diz Eugênia Melo uma das fundadoras do projeto. Ela e os amigos Osmar Pancera, Carmem Lima e Rodmilson Cuité se juntaram para essa projeto.

Há 20 anos o Centro Artístico Cultural Belém Amazônia (CACBA), como é registrada a Rádio Margarida, leva arte, alegria, educação e cultura às comunidades da capital e interior do estado. Histórias, lutas e conquistas já se somaram ao longo do tempo. Hoje conta com uma equipe que tem compromisso social como prioridade.

O primeiro passo desse projeto teve inicio em 1990 com a pesquisa-ação: “Belém de Nazar-Ert, portal da Amazônia”, que consistiu na análise, experiências e trabalhos realizados com crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco. “A Rádio Margarida nasceu desde o seu principio para servir, não confundir com serviços assistenciais apenas, mas no sentido de produzir artística e culturalmente para contribuir com a educação”, explica Osmar Pancera, fundador da ONG, assistente social e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O projeto é cercado de símbolos. Comprado em 1991, o ônibus Margaridinha, como é carinhosamente chamado, é um deles. O veículo é um espaço cênico móvel capaz de transportar educação, alegria, informação, arte e cultura a qualquer cidadão. O ônibus da II Guerra Mundial serviu por muito tempo à República do Pequeno Vendedor, para o transporte de crianças, adolescentes, jornaleiros e também para passeios em Mosqueiro, Outeiro e outras regiões paraenses.

A compra desse ônibus, patrimônio público da cidade, simbolizou a ponte entre o sonho e a realidade do projeto ainda embrionário, que junto com os quatro amigos sonhadores, não mediram esforços, no início, ainda sem estrutura, foram movidos pela força e vontade política de contribuir para transformação do cenário de exclusão social.

Comemoração

Para marcar o aniversário da Rádio Margarida, a ONG vai promover um cortejo cênico e apresentações artísticas no próximo sábado (23) em Mosqueiro. A concentração começa às 10h30 na praia do Ariramba com apresentação teatro de bonecos e grupos folclóricos. O cortejo sairá às 11h, rumo à praia do Chapéu Virado. No caminho palhaços, artistas e personalidades passarão mensagens de conscientização sobre os direitos humanos e de crianças e adolescentes.

1 pensamento sobre “ONG Rádio Margarida comemora 20 anos de história”

  1. Pingback: ONG Rádio Margarida comemora 20 anos de história | Alexandre Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *