Cáritas discutirá sobre “Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial”

A Cáritas Brasileira do Regional Norte 2 inicia nesta sexta-feira (30) um minicongresso, que contará com a participação de 49 pessoas entre agentes Cáritas diocesanas, convidados e o representante da Cáritas Nacional, João de Jesus, assessor de formação do Secretariado Nacional. O evento, que segue até o dia 02 de julho no Centro Mariápolis, em Benevides, é uma preparação para o IV Congresso e XVIII Assembleia da Cáritas Brasileira, marcado para o período de 09 a 12 de novembro, em Passo Fundo (RS), com a temática “Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial” (DSS-T).

O minicongresso da Cáritas Norte 2 é uma oportunidade para discutir, entre os participantes, os objetivos orientados pelo IV congresso e 18ª Assembleia Nacional. Fortalecer a compreensão e a prática do “Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial” para a construção de um novo projeto de sociedade à luz da missão da Cáritas.

Dentre os objetivos específicos encontram-se a reflexão da temática do DSS-T; a seleção de experiências desenvolvidas pela Rede Cáritas no território que se aproximam da noção de DSS-T; avaliar o Plano Quadrienal da Cáritas Brasileira 2008-2011; indicar os temas prioritários e as ações principais para o próximo quadriênio 2012-2015 e preparar os/as participantes para o IV congresso e 18ª Assembleia Nacional.

O tema escolhido propõe a discussão que a luta por desenvolvimento é uma questão de direito. Não há desenvolvimento sem a garantia dos Direito Humanos, ambos estão vinculados no que tange as dimensões sociais, políticos, culturais, ambientais e econômicos.

Fonte: Cáritas Brasileira

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *