Publicado em

Sinergia Cultural da Unipop no ritmo do carimbó

O carimbó será o destaque do Sinergia Cultural, realizado gratuitamente uma vez por mês pelo Instituto Universidade Popular (Unipop). Na última sexta-feira deste mês (24), às 19h, no Porão da Unipop, o historiador e especialista em patrimônio cultural e educação patrimonial, Jeancarlo Pontes Carvalho, conversará com o público sobre o ritmo paraense. Ele fará uma explanação sobre a sua monografia intitulada Carimbó: Patrimônio de Um povo, que tem como foco principal levantar questionamentos e fazer afirmações do ritmo paraense, como uma das maiores expressões do patrimônio cultural brasileiro.

Jeancarlo fará uma discussão sobre o carimbó no que diz respeito ao conceito de tradição e modernidade, analisando as permanências e transformações da manifestação. O estudo feito pelo historiador busca apontar os rumos do poder público, nas três esferas, na preservação e salvaguarda desse patrimônio que está prestes a ser reconhecido e registrado como Patrimônio Imaterial do povo.

O artigo, segundo o autor, possibilita discussões sobre identidade, memória, história, preservação, tradição e modernidade, tendo o Carimbó como objeto de estudo. “Uma linha de pesquisa atual, visto que a academia discute esses conceitos em todas as áreas de conhecimento. Nesta perspectiva e do ponto de vista das políticas culturais contemporâneas, é o patrimônio imaterial que tem tido atenção especial de modo a torná-lo efetivamente representativo da diversidade étnica e cultural do Brasil”, explica Jeancarlo.

Ele conta que o Carimbó não é apenas uma música ou uma dança apresentado por casais dançadores com roupas e saias coloridas que dançam em uma roda, como sempre foi descritos nos livros, manuais e textos acadêmicos. “È bem mais que isso, envolve pessoas, seus saberes e fazeres, o domínio da técnica (arte) da fabricação de instrumentos (curimbós, flautas de madeiras entre outros), o cotidiano, modo de vestir, de cantar, de falar, o relacionamento social e o político. Enfim, uma infinidade de possibilidades que seria impossível, criar, um conceito singular para esta prática cultural”, enfatiza.

Serviço:
Assunto: Sinergia Cultural aborda o carimbó
Data: Sexta-feira (24/06/2011), às 19h
Local: Porão da Unipop, Av. Senador Lemos, 557, Telégrafo, Belém – Pará

Mais informações no site www.unipop.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *