Atitudes simples podem mudar o mundo

Vamos cuidar do Brasil, esse é o nome do projeto do Ministério da Educação em parceria com as secretarias de educação estaduais, para abordar e conscientizar crianças e adolescentes das escolas públicas brasileiras sobre as questões ambientais. Além desse projeto, existe também a “Formação Sociopolitica Ambiental” e o “JPA – Juventude Participação e Autonomia”, todas essas iniciativas são encontradas e aplicadas no Instituto Universidade Popular (Unipop).

De acordo com Dilson Dias, estudante de Geografia da UFPA e educador da Unipop, a capacitação com formação política ambiental é destinada principalmente para educadores comunitários, professores da rede pública e o cidadãos atuantes em movimentos sociais. “Precisamos sair da nossa zona de conforto e buscar conhecimento para além dos muros da sala de aula”, diz Dilson. Despertar a preservação ambiental desde a infância é outro objetivo do educador. “Na criança existe o desejo de mudança, de transformação social que é capaz de levar para a vida toda” avalia.

A mesma motivação e compromisso são claramente visualizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, em Ananindeua. Lá, desde o ano passado, o projeto “Aprender a conviver e conhecer o espaço em que vivemos” está incorporado à jornada pedagógica da instituição promovendo o melhor entendimento e responsabilidade social das crianças e adolescentes. A escola tem telhado de material reciclado e paredes em vidro e tenta ser ecologicamente sustentável. A instituição também busca inspirar alunos e professores para a preservação e conscientização ambiental.

Segundo a pedagoga da unidade de ensino Regina Celli, na próxima segunda-feira (30), a escola realiza uma mostra cultural, onde os estudantes vão poder expor os trabalhos interdisciplinares realizados ao longo do ano, com a temática voltada para o lixo. Orientados pelos professores, crianças e adolescentes mudam pequenas atitudes, como a coleta de lixo seletiva dentro e fora de casa. Além da mostra, a coordenação da escola também organiza um concurso literário e uma exibição de vídeos envolvendo todas as séries voltados para o mesmo tema. Iniciativas simples que fazem toda a diferença.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *