Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (13), a campanha de vacinação contra a gripe no Estado. De acordo com a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram disponibilizadas 1.085.320 milhão de doses para 4.540 postos de saúde, sendo 92 na capital e 4.448 no interior. Até o momento 41% da população já foi imunizada, pouco mais da metade do objetivo estabelecido para o estado, que é de 80%.

A campanha nacional começou no dia 25 de abril em todo país. De acordo com um balanço do Ministério da Saúde divulgado no último dia 6, 50% da meta estipulada pelo Governo Federal (24 milhões de pessoas), já foi alcançada. Devem ser imunizados os idosos a partir de 60 anos, profissionais da área de saúde, gestantes em qualquer período da gravidez, crianças de seis meses a dois anos e indígenas.

Segundo Jaíra Athaíde, coordenadora estadual de Imunização, as gestantes representam o grupo de menor adesão à campanha e os idosos são os que mais procuram. Ela reforça ainda que, por se tratar de grupos vulneráveis, é primordial que crianças, idosos e gestantes recebam a dose contra a gripe.

“É fundamental que todos os segmentos-alvo sejam contemplados, já que terão como único meio de prevenção a vacina. É bom lembrar que a dose protege contra os principais vírus da gripe, a exemplo da Influenza, A (H1N1), Influenza A (H3N2) e o vírus B”, completou Jaíra.

A única contraindicação à aplicação da vacina vale para aquelas pessoas com alergia à proteína do ovo de galinha ou que apresentarem doenças febris moderadas ou graves no momento da vacinação. Os postos de saúde ficam abertos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Agência Pará

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *