Polo do Pró-Paz na UFPA inicia atividades

Rodolfo Oliveira/Ag. Pará

Sorrisos estampados nos rostos das crianças, olhares de espanto com as novidades e uma certa timidez ao ter contato com as novas experiências. Todos esses sentimentos e gestos foram notados entre as crianças e os adolescentes que participam do Programa Pro-Paz nos Bairros, através do Polo- UFPA, no Campus III da Universidade Federal do Pará, que atende as comunidades dos bairros da Terra Firme e Guamá. O Polo UFPA foi inaugurado no último sábado pelo governador Simão Jatene e tem capacidade para atender cerca de mil pessoas. As inscrições ainda podem ser feitas no local. Até a manhã desta terça-feira, 3 de maio, 700 já haviam se cadastrado. O espaço atende crianças e adolescentes na faixa entre 8 e 18 anos.

O primeiro dia de funcionamento do polo foi marcado pelo entrosamento entre os alunos e os professores. “Estamos conhecendo cada um dos nossos alunos. Vamos ouvir suas histórias, trocar experiências e ver o que podemos fazer para acrescentar conhecimento na vida deles e aprender ao mesmo tempo”, disse Régis Falcão, professor de Música da Fundação Carlos Gomes. Em um contato rápido com os seus alunos, ele já percebeu que terá grandes desafios. “Eles demonstraram muito interesse por música, porém, gostam apenas de um ou dois gêneros musicais, não conhecem outros estilos. Mas, nós estamos aqui justamente para mostrar a pluralidade que a música tem”, ressaltou.

A jovem Walmira Ferreira, 15 anos, ficou interessada na aula de música. “Eu só escuto brega e pagode. Não conhecia esses outros estilos que o professor falou, mas, fiquei com vontade de saber um pouco mais, principalmente da música paraense”. Walmira afirmou, ainda, que qualquer experiência nova está sendo válida para ela. “Antes, a uma hora dessas, eu estaria em casa dormindo ou assistindo televisão. Agora estou aqui e quero aprender tudo que tiver direito”.

Os meninos Walax Silva, 9 anos e Jhon Alex, 10 anos, também estavam entusiasmados com as atividades que já haviam praticado. “Já jogamos futebol, vôlei e ainda assistimos aula de música. Se estivesse em casa não daria para fazer nada disso”, disse o pequeno Walax.

Programa

O Pró-Paz iniciou no Polo UFPA com aulas de reforço, dança, música e desenho, além da prática de esportes como futebol, voleibol e basquete. Na próxima semana, irá começar a aula de natação. O polo funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. “Oferecemos dois turnos justamente para facilitar a participação do estudante, para que ele possa fazer parte do programa em um horário que não esteja em aula, ou seja, sempre no contraturno”, explicou Simão Bastos, um dos coordenadores do programa. Para participar basta morar próximo do local e ir até o local para fazer a inscrição, que é totalmente gratuita.

Fonte: Agência Pará

1 pensamento sobre “Polo do Pró-Paz na UFPA inicia atividades”

  1. larissa bronze de souza

    o pro paz e uma boa educaçao para cada criança e tambem para as crianças terem um bom fuuro melhor isso ajudar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *