Publicado em

Lazer é: direito social, resgate de cidadania e garantia constitucional

O acesso ao esporte e ao lazer é direito garantido a sociedade em geral, espaços e equipamentos públicos serve de resgate da cidadania e dão melhor condição de vida principalmente para crianças e adolescentes. Nessa fase a prática do esporte desenvolve de forma acelerada o metabolismo, a relação interpessoal e o rendimento escolar segundo a professora da Universidade do Estado do Pará Simone De La Rocque.

Podem ser consideradas como lazer as atividades físicas (esporte), manuais, sociais, intelectuais e artísticas todas elas, disponíveis nos diferentes espaços públicos da capital e interior. Recentemente foi inaugurada a nova Avenida Marquês de Herval no bairro da Pedreira, a área inclui canteiro central, equipamentos de lazer para diferentes faixas etárias e um espaço exclusivo para crianças, essas e outras avenidas estão disponíveis para o público em geral.

Ainda há outros espaços públicos a serem revitalizados para o melhor aproveitamento social, cultural, econômico, mas a iniciativa das academias ao ar livre é um inicio a pratica de atividades físicas para a qualidade de vida.

É importante frisar que não é responsabilidade exclusiva do Estado conservar e preservar o espaço de lazer público, ele faz parte do desenvolvimento individual e coletivo de uma sociedade, por tanto preservar praças, academias ao ar livre, bosques e museus também é responsabilidade nossa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *