Publicado em

Fórum Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual promove reunião

Em reunião realizada nesta quinta-feira (30), o Fórum Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, formado por organizações governamentais e não-governamentais engajadas na defesa da criança e do adolescente, debateram a necessidade da ampliação da articulação junto aos Conselhos Tutelares da capital.

Na reunião estiveram representantes de oito instituições, formando assim a Coordenação Colegiada do Fórum, são elas: Pró-Paz, ONG Rádio Margarida, Rede Txai Jovem, Paróquia Luterana, Polícia Militar – CIEPAS e Funpapa.

Nesse encontro, cada instituição compartilhou as dificuldades vividas em suas repartições quanto à temática da violência contra crianças e adolescentes. “Nunca vai acontecer nada se não nos manifestarmos”, diz Suely Cristina, da Funpapa. Segundo os representantes do CIEPAS, as maiores incidências são com crianças em situação de risco como abandono, uso de drogas e resgate – adolescentes que fogem de casa para se envolver com o tráfico de drogas ou para serem explorados sexualmente. “As violações de direitos sexuais podem ser combatidas com atividades dentro da linha de formação educacional, prevenção e mobilização”, afirma Cleiton Lobato, da Rede Txai Jovem, seja com “seminários em escolas ou na própria comunidade”, conclui. A próxima reunião do Fórum Municipal já está agendada e será no dia 6 de maio na sede da Radio Margarida.

Um comentário sobre “Fórum Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual promove reunião

  1. É de fundamental importância a rearticulação deste Fórum, tendo em vista que a rede de serviços de atendimento a esta problemática esta precária.
    Conselhos tutelares sem condições para funcionar, CREAS com demandas retraídas, entre tantas outras situações que requerem uma intervenção mais qualificada por parte do governo municipal de Belém.

    Elaine Corrêa Batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *