Fiscalização retira das ruas adolescentes em situação de risco

Nove adolescentes em situação de risco foram retirados das ruas no centro de Belém, na manhã desta segunda-feira (22), durante fiscalização realizada por policiais civis e militares, com o apoio de conselheiros tutelares. Do total, oito foram levados para o Conselho Tutelar e um foi encaminhado à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), pois comercializava mídias “piratas” na área do porto do Arapari, na Avenida Bernardo Sayão. A fiscalização integrou as ações alusivas ao Dia Mundial da Infância, comemorado em 22 de Março.

Quinze policiais militares, seis policiais civis e cinco conselheiros tutelares participaram da ação, coordenada pela delegada Christiane Lobato, diretora da Data. Os agentes percorreram feiras, portos e praças, nos bairros do Comércio, Reduto, Campina e Cidade Velha, em busca de adolescentes sujeitos a envolvimento em atividades ilegais, como tráfico de drogas, exploração sexual e trabalho infantil.

A fiscalização contou com policiais militares da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e policiais civis da Seccional Urbana do Comércio.

Na feira do Ver-o-Peso os agentes encontraram um menino, aparentando 10 anos, caminhando sozinho entre as barracas. Ele foi levado ao Conselho Tutelar para localização dos responsáveis. O órgão apurou que o menino reside no bairro da Pratinha, periferia de Belém.

Na área da Praça Magalhães, na Avenida Marechal Hermes, os policiais encontraram, em meio ao um grupo de moradores de rua, dois jovens que não portavam qualquer documento e nem informaram onde estavam os responsáveis.

A fiscalização passou pela área portuária da Cidade Velha e flagrou um adolescente vendendo DVDs ilegais. Os produtos foram apreendidos e o jovem foi levado à Data para lavratura do ato infracional por crime de violação de direito autoral.

Fonte: Agência Pará

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *