Publicado em

Jovens atendidos pela Funcap aprendem a produzir mudas

Adolescentes atendidos pela Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) realizam a partir desta terça-feira (15), até o próximo dia 18, o curso de produção de mudas na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Durante o curso, eles aprenderão a produzir mudas de espécies para jardinagem.

A parceria entre Ufra e Funcap beneficia nove adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Eles participam de oficinas de educação ambiental, nas quais aprendem todo o processo de jardinagem, desde o cultivo de mudas de plantas ornamentais à preparação de terreno para o jardim, no viveiro de mudas do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), da universidade.

“As oficinas capacitam os jovens para o desenvolvimento de trabalhos de jardinagem, o que significa chances de colocação no mercado do paisagismo, tendo em vista a carência dessa mão de obra em nossa região”, explicou a engenheira agrônoma Lidiane Monteiro, coordenadora do projeto de educação ambiental Terra Viva, desenvolvido pela Funcap.

Ornamental – Além dos adolescentes, participam das oficinas um acadêmico do curso de Engenharia Florestal da universidade e um socioeducador da Funcap, que juntos produziram 384 mudas da espécie mini-ixora vermelha, planta ornamental bastante utilizada em projetos de jardinagem.

A coordenadora disse ainda que os jovens trabalham as mudas a partir das ponteiras (folhas novas das plantas), passando pelo processo de enraizamento e preparação do terreno que receberá as plantas ornamentais, junto com outras espécies, para a formação do jardim.

Também está sendo articulado pela coordenação do projeto, em parceria com órgãos públicos estaduais como as Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura (Sagri), a possível inclusão dos adolescentes em estágios remunerados.

Fonte: Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *