Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza sua primeira assembléia de 2011

A ministra Maria do Rosário participou da primeira assembléia deste ano do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), encerrada hoje (17), em Brasília. Reunidos durante três dias, o colegiado definiu o planejamento para o ano de 2011 e aprovou uma resolução que altera o regimento interno e muda para três anos o intervalo para a realização da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Até a mudança, a Conferência era realizada a cada dois anos.

A ministra e os conselheiros compartilharam suas expectativas quanto às atividades do Conanda em 2011. Maria do Rosário destacou a importância do Conselho não deixar de discutir as raízes de problemas que afetam crianças e adolescentes brasileiros, como o extermínio da população afrodescendente, a erradicação da miséria e o desaparecimento de meninos e meninas com idade inferior a 18 anos. “O papel da sociedade civil é cobrar do Estado, mas também ajudar a formular. Queremos que este espaço seja propicio para aprofundar os debates da agenda nacional que se referem a crianças e adolescentes”, afirmou.

O conselho também discutiu a publicação da Resolução 139º, que orienta o funcionamento dos Conselhos Tutelares. E foi decidido em comum acordo com todos os conselheiros que a eleição para a presidência do Conselho será realizada na assembléia de março. O Conanda é ligado à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos

1 comentário em “Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza sua primeira assembléia de 2011”

  1. marcelo gomes viana

    a Resoluçao 139º precisa ser publicada, porém, quando se trata de Conselho Tutelar, tudo parece ser dificil! porque tanta demora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *