Inscrições abertas para a 10º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Estão abertas as inscrições de filmes para a Mostra Competitiva da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos mais importantes festivais do segmento no Brasil, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho na capital catarinense. Serão aceitas produções nacionais de todos os gêneros e formatos, direcionadas ao público infanto-juvenil e inéditas em Santa Catarina. Diretores e produtores podem realizar a inscrição até o dia 2 de abril pelo site www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes2011. Os filmes selecionados serão divulgados no final do mês de maio. Curtas e longas-metragens internacionais, médias e longas brasileiros integram mostras especiais e não-competitivas.

O evento premia, em parceria com a TV Brasil, quatro curtas-metragens nas categorias de melhor ficção, melhor animação, júri popular e prêmio especial das crianças. A escolha dos vencedores é realizada por um júri oficial e também um júri especial formado por crianças. Além do troféu, os vencedores recebem um prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5.000,00.

A décima edição da Mostra é a celebração de um projeto iniciado em 2002 e que chamou a atenção de todo o país para a importância de se desenvolver e fortalecer o cinema nacional para as crianças. A cada ano os números de filmes e de público são ampliados. Na primeira edição, atingiu 2,5 mil pessoas, e em 2010, 26 mil. Neste ano a expectativa é de chegar a 30 mil crianças.

Somente no ano passado foram exibidos um total de 92 filmes: 73 curtas brasileiros na Mostra Competitiva, longas-metragens internacionais e nacionais em pré-estreia, além das sessões especiais com curtas do Irã, Índia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, França, Bélgica, Holanda e Estados Unidos. Durante o evento, a exibição dos filmes é realizada também como uma ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através do cinema. Alunos das escolas da rede pública ganham transporte para assistir as sessões gratuitas durante a semana, e a preços populares nos fins de semana. Paralelamente, ocorrem oficinas para estudantes e para professores, debates com especialistas em educação e cinema, produtores e realizadores.

Nesta edição do evento, a programação inclui o 7º Encontro Nacional do Cinema Infantil, que tratará a produção cinematográfica para crianças e adolescentes. Também será realizado o 4º Pitching, que escolhe um projeto de longa-metragem para participar de um Fórum de Financiamento na Suécia, além do 4º Fórum de Cinema e Educação. A Mostra realiza uma parceria com a Programadora Brasil, do Ministério da Cultura e com a Distribuidora Curta o Curta.

Os filmes encaminhados para o evento serão sugeridos para inclusão nos catálogos de títulos infantis destes dois projetos, cabendo aos próprios a seleção final. Estas parcerias permitem que as crianças de todo o país tenham acesso a atual produção brasileira de cinema infantil.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma realização da Lume Produções Culturais com o apoio de patrocinadores.

Fonte: Andi

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *