Relatório da pesquisa referente ao Kit-educativo

Uma das ações do projeto do Radionovelas Educativas em defesa dos direitos da criança e adolescente foi a pesquisa referente à utilização do Kit-educativo em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Por mais de seis meses foram ouvidas diversas instituições que utilizam o kit-educativo de tecnologias nos seus processos de trabalho. Esse kit é composto de radionovelas, musicas, spots e vídeos.

Para a pesquisadora e mestra em serviço social, Mirian Salomão, o mais importante da pesquisa é identificar por meio de uma metodologia como as tecnologias sociais desenvolvidas pela Rádio Margarida podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de defesa dos direitos de meninos e meninas.

“A pesquisa vem ratificar a ideia de que as tecnologias sociais contribuem com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, além de mostrar por meio de relatos como o kit vem sendo utilizado”, conta a pesquisadora.

A pesquisa mostrou diversos resultados, no entanto, foi muito importante identificar como essas tecnologias podem facilitar o processo de sensibilização entre crianças, adolescentes e os professores, pais e pessoas que atuam diretamente com crianças e adolescentes.

Mirian conta que houve relatos bastante interessantes a respeito da utilização dos kit. “As tecnologias diminuem a tensão das crianças, ou seja, elas conseguem perceber sua realidade naqueles vídeos, radionovelas e spots, além de servir como instrumento e instrução para  esses profissionais que realizam atendimento à crianças e adolescente”, diz ela.

O relatório final da pesquisa está disponível para download aqui.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *