Publicado em

Arraial do Pavulagem oferece curso de artes para professores

O Instituto Arraial do Pavulagem promove, em parceria com o Instituto Callis, de São Paulo (SP), um curso de formação para 40 arte-educadores de Belém. As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser feitas gratuitamente pelo site do Arraial do Pavulagem. As oficinas serão realizadas entre os meses de abril e junho deste ano, no espaço cedido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, que fica na Boulevard Castilhos França, em frente à Estação das Docas.

O curso faz parte do projeto “Artes na Comunidade”, incentivado pelo Governo Federal por meio da Lei Rouanet, e desenvolvido em várias capitais brasileiras. Agora, é a vez de Belém receber o programa.

Segundo o vice-presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Erivelton Araújo, o foco principal é para os professores de escolas públicas. O que não impede, de acordo com ele, que arte-educadores de outras instituições se inscrevam para participar do projeto. As oficinas vão abordar a realidade regional, com textos literários, pinturas, gravuras e outras formas de arte com temas relacionados à Amazônia. O objetivo é que, posteriormente, os professores desenvolvam esse trabalho em sala de aula.

“Nosso objetivo principal é aprofundar o olhar do aluno, fazer com que ele tenha uma leitura mais adequada do conceito artístico”, afirma o vice-presidente. Nas oficinas, será utilizada a ‘Metodologia Triangular’ do projeto “Artes na Comunidade”, desenvolvido pelo Instituto Callis. A metodologia consiste em abranger três aspectos da educação artística, que são: o fazer, o apreciar e o conhecer a arte.

A partir do mês de maio, os arte-educadores terão a chance de por em prática, na sala de aula, tudo que aprenderam durante o curso. E no mês de junho, os alunos que receberam as orientações de seus respectivos professores irão produzir materiais artísticos, que serão apresentados em uma exposição itinerante que vai para São Luís.

Fonte: Agência Unama

2 comentários sobre “Arraial do Pavulagem oferece curso de artes para professores

  1. Sou acadêmica do curso de pedagogia, ultimo ano, gostaria de me escrever para o curso que seria muito viavel para minha graduaçao. Porque nao posso me escrever?

    1. Olá, Denize. Nós apenas divulgamos a notícia. Sugiro que você ligue para o Instituto Arraial do Pavulagem: 3230-5264, e fale do seu interesse em participar do curso. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *