A Caravana Jornalista Amigo da Criança já começou

Começou nesta sexta-feira (12/03), na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UNB), a “Caravana Jornalista Amigo da Criança”, iniciativa que aproximará estudantes de comunicação social e profissionais reconhecidos por suas coberturas de temas ligados à infância e juventude. O evento é promovido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e conta com o apoio da Petrobras.

O objetivo da Caravana é compartilhar as especificidades desse tipo de cobertura, bem como apresentar casos que geraram resultados positivos na mobilização em prol dos direitos de crianças e adolescentes.

O primeiro encontro, que aconteceu na FAC da Universidade de Brasília (UnB), contou com a presença da representante da ANDI, Sandra Damiani, e da repórter especial da Rede Globo e Jornalista Amiga da Criança, Beatriz Castro.

Já no dia 18 de março, será a vez dos universitários de Curitiba participarem da discussão. A cidade recebe a repórter especial do Correio Braziliense, Erika Klingl. No dia 26, a Caravana Segue para Manaus, e contará com a participação de Erika Klingl e da coordenadora da ONG Estado de Paz, Suzana Varjão.

Durante o primeiro encontro, Sandra Damiani apresentou os dados da cobertura dos principais veículos nacionais sobre a infância e juventude. Para o Gerente do Núcleo de Mobilização da ANDI, Daniel Oliveira, a iniciativa é importante para a formação de jornalistas mais conscientes de seu papel na sociedade. “Para solucionar os problemas de violações de direitos das crianças é essencial que a infância esteja no centro da pauta do debate público. A imprensa é fundamental nesse processo. E os estudantes de jornalismo são estratégicos para a construção dessa agenda”, afirma.

De acordo com o Gerente, estimular o envolvimento da mídia com questões sociais reflete na mudança das pautas apresentadas. “Muitas passaram a trazer como foco a ótica de direitos e justiça”, ressalta.

Serviço:

Brasília:

Quando: 12 de março, sexta-feira.

Onde: Faculdade de comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB).

Hora: 9h às 12h.

Curitiba:

Quando: 18 de março, quinta-feira.

Onde: Auditório Irmão Luiz Albano (Bloco Vermelho) da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR).

Hora: 19h às 22h.

Manaus:

Quando: 26 de março, sexta-feira.

Onde: Auditório Rio Negro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Hora: 8h30 às 12h.

Informações: (61) 2102-6550.

Fonte: Andi

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *