Comédia infantil leva informações sobre a prevenção e tratamento da hanseníase

As ações educativas no município de Marituba já estão a todo vapor. A peça “Informação importante”, apresentada nas escolas do município, aborda em uma linguagem acessível diversas informações sobre o contágio, a prevenção e o tratamento da hanseníase.

Apresentação na Escola Renausto Amanajás

Utilizando toda a interatividade típica do teatro popular, “informação Importante” foi escrita especialmente para o público infanto-juvenil. “A peça é especifica para crianças e adolescentes. É uma comédia infantil em que a plateia aprende e ao mesmo tempo se diverte”, explica o coordenador de vídeos da Rádio Margarida, José Arnaud.

“Informação Importante” conta a história de Dona Coló que ao desconfiar que seu marido, Zé da Vila, está com hanseníase, liga para uma emissora de rádio para se informar sobre doença, e acaba se apaixonando pela bela voz do radialista Zé Garibaldi. A peça inclui também outros dois personagens, o Bonecão, que é agente de saúde, e o micróbio da hanseníase, ambos repassam informações técnicas sobre a prevenção e combate à doença.

Crianças se divertem assistindo ao espetáculo

Segundo a articuladora do projeto, Valéria Coroa, o espetáculo recebeu diversos elogios, inclusive de representantes da Unidade de Saúde de Referência no Atendimento à hanseníase em Marituba. “Os técnicos assistiram a nossa peça e elogiaram bastante, acredito que estamos fazendo um bom trabalho de educação para esses meninos e meninas”, diz Valéria.

O espetáculo, que já foi apresentado em duas escolas, contou com um público de aproximadamente 600 estudantes e educadores. A meta é levar a peça para todas as escolas do município e, também, apresentar outra versão do espetáculo nas Unidades de Saúde, onde a faixa etária do público é bem variada. O projeto, que tem parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), irá até o mês de junho.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *