Rádio Margarida promove ações educativas no município de Marituba

Apresentações de teatro, teatro de bonecos, gincanas e paródias. É assim que a Rádio Margarida promete mobilizar a população do município de Marituba, para a prevenção e tratamento da hanseníase. As ações começam em janeiro e continuam durante todo o primeiro semestre, deste ano. Até junho, a Rádio Margarida pretende mobilizar alunos, professores, agentes de saúde e a comunidade em geral, proporcionando um importante aprendizado, por meio da arte-educação. O projeto Hanseníase Marituba é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) que, preocupada com o alto indicie de casos da doença no município, inclusive entre crianças e adolescentes, resolveu promover ações para informar a população sobre a doença. A parceria da Sespa com a Rádio Margarida, no projeto Maria Maria, deu tão certo que a Secretaria convidou, novamente, a ONG para realizar essa tarefa de educação popular. Além de 48 escolas, de ensino fundamental e médio, as ações educativas acontecerão em unidades de saúde, feiras, mercados, praças públicas, associações de moradores, centros comunitários, instituições públicas, entre outros locais. A previsão é de que mais de cinco mil pessoas assistam as apresentações promovidas pela Rádio Margarida. Os espetáculos de teatro e teatro de bonecos, as brincadeiras, gincanas e paródias sensibilizarão espectadores, de todas as idades, para a prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da Hanseníase no Município de Marituba. Serão, aproximadamente, quatro apresentações artísticas por semana. O que somará mais de 200 apresentações, durante os cinco meses de projeto. E, ao final de cada mês, a Rádio Margarida promoverá um grande ato-show, com trio elétrico e muita música. O show será, também, uma ótima oportunidade para artistas locais apresentarem seus trabalhos à população.

Casos de hanseníase em Marituba

No ano de 2007, foram diagnosticados, no município de Marituba, 76 novos casos de Hanseníase, entre eles, 12 em crianças e adolescentes, o que de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde está hiperepidêmico. A maioria dos casos só foi descoberto em estágio avançado da doença. O município de Marituba, que integra a região metropolitana de Belém, possui 105.426 habitantes, dos quais, 37.610, na faixa de 0 a 15 anos de idade.

2 comentários em “Rádio Margarida promove ações educativas no município de Marituba”

  1. Margarete Santos

    Bem,antes quero parabenizar pelo trabalho desenvolvido pela Radio Margarida,pela equipe e que Deus esteja cada vez iluminando a cada semente plantada,sou Conselheira Tutelar de Ananindeua e tive o praze de conhece este trabalho, Conte comigo,estarei informando o Portal a todos que por mim passarem no meu atendimento e os demais,essa e a forma de alerta a violencia e promove ações Educativas. PARABENS A TODOS QUE FAZEM PARTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *