Rádio Margarida completa 23 anos de atuação

radioNo próximo domingo, 20 de julho, a ONG Rádio Margarida completa 23 anos de atuação. São mais de duas décadas em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, abordando temas como trabalho infantil, abuso e exploração sexual, saúde, meio ambiente, entre outros.

O primeiro passo desse projeto teve inicio em 1991,  construído com base na pesquisa-ação: “Belém de Nazar-Et, portal da Amazônia”, que consistiu na análise, experiências e vivências sobre a cultura paraense, em destaque as manifestações folclóricas, comida, hábitos e costumes do povo de Belém. A criação da logo marca e  restauração do veiculo ônibus Margaridinha, como é carinhosamente chamado, que é um dos símbolos da entidade. O veículo é um espaço cênico móvel capaz de transportar educação, alegria, informação, arte e cultura a qualquer cidadão.

O ônibus da II Guerra Mundial serviu por muito tempo à República do Pequeno Vendedor, para o transporte de crianças, adolescentes, jornaleiros e também para passeios em Mosqueiro, Outeiro e outras regiões paraenses. A restauração desse ônibus, patrimônio público da cidade, simbolizou a ponte entre o sonho e a realidade do projeto ainda embrionário.

Hoje, a Rádio Margarida está presente em muitos lugares, levando instrumentais educativos de informação e comunicação onde há necessidade da presença de direitos humanos, principalmente por meio do ECA- Estatuto da Criança e do adolescente, por meio de guias de orientação, CDs, DVDs educativos e do Portal www.radiomargarida.org.br . Uma das peculiaridades da ONG é justamente a forma como os temas, mesmo os mais espinhosos, são abordados, pois desde o início seus idealizadores acreditaram que a arte, educação, cultura, comunicação, sentimento e ação transformadora são a melhor maneira de superar as necessidades básicas, e seguir rumo à liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *