Participe do seminário: Caminhos Para Uma Cultura de Paz


Durante o lançamento da campanha para celebrar o Dia da Paz e da Conciliação, será realizado o seminário “Caminhos para uma cultura de paz”, nela será montada uma mesa redonda com os professores Jones da Silva Gomes (UFPA), Kátia Mendonça (UFPA), Osmar Pancera da ONG Rádio Margarida e Flávio Mesquita do Programa Geração da Paz (Unesco e Secretaria da Educação do Ceará).

Na mesa, os participantes vão falar Dos trabalhos que vem desenvolviendo em prol da cultura de paz. Abaixo conheça um pouco sobre cada um:

Jonas Torres da Silva Professor Dr. em Ciências Sociais pelo Programa de Pós graduação em Ciências Sociais (UFPA), é professor da Secretaria de Estado de Educação e do IFPA, é membro do grupo de pesquisa “Investigações em torno da sociologia da ética” coordenado pela professora Kátia Mendonça e voluntario do programa de extensão “Peregrinos da Paz”, onde desenvolve  ações pela paz em projetos de educação e cultura com jovens e adolescente da cidade de Abaetetuba-PA, experiência que gerou a Tese de Doutorado “Cidade da Arte: Uma Poética da Resistência nas Margens de Abaetetuba”.

No seminário o professor vai relatar suas experiências no campo da pesquisa, do ensino e da extensão com a promoção da Cultura de Paz, relacionando a proximidade que pode existir entre ideia e ação, teoria e prática, ensino e pesquisa, na multiplicação dos valores da não violência.

Kátia Marly Mendonça: mestre em ciência sociais pela PUC-SP é também doutora em Ciência Política pela mesma universidade, com pós-doutorado em Ética  pela Universidad Pontificia Comillas (Madrid/Espanha). É professora associada da Universidade Federal do Pará, onde trabalha temas sobre ética, não violência, alteridade, violência e instituições. Também coordena os projetos de extensão universitária “Peregrinos da Paz” e “Formação em Ética para o Diálogo” Programa Novos Talentos/CAPES na UFPA. No seminário “Caminhos para uma cultura de paz”, vai falar sobre “Violência e ética: diante da crise espiritual deste século”.

Osmar Pancera: Doutor em Serviço Social desde 2009 pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, é fundador e coordenador do Centro Artístico Cultural Belém Amazônia – ONG Rádio Margarida, que desde sua fundação trabalha na realização de eventos, campanhas e projetos sociais de arte, educação, cultura, saúde e meio ambiente, prioritariamente voltados à defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, valorização e difusão de cultura de paz, tendo como diferencial o método de educação popular por meio do teatro, teatro de bonecos, jogos, brincadeiras, vídeo popular, programas de radio difusão, materiais educativos e de tecnologias da informação e de comunicação.

No seminário, o professor Osmar Pancera vai apresentar o contexto histórico do inicio dos trabalhos da ONG Rádio Margarida, assim como os eixos principais de atuação, o método de educação popular, as realizações durante os 22 anos de existência da ONG, destacando o projeto: “Juventudo” voltado a não violência e cultura de paz entre os jovens de Belém.

Flavio Mesquita: Coordenador do Programa Geração da Paz, parceria entre a Secretaria da Educação do Ceara e a Unesco, é consultor, orientador e coach, nos 1º, 2º e 3º setores, nas áreas de planejamento e desenvolvimento humano, social, ambiental, educacional e organizacional, no Brasil e exterior. Mestre em Design Holístico Sistêmico, pela Universidade Antioch Seattle (EUA) com foco na paz. Doutorando em Desenvolvimento Humano e Organizacional na Universidade Fielding (EUA), vai falar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Geração da Paz: o estado da arte, seus aspectos filosóficos, estruturais e práticos. A resposta da SEDUC/CE para a necessidade de construção de redes de culturas de paz, pela integração entre escola-família-comunidade, tendo a paz pela paz como princípio e meio, bem como sua atuação intersetorial.

Participe:

O seminário “Caminhos Para Uma Cultura de Paz” será realizado nesta quarta-feira, 3 de julho, às 19h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas). ENTRADA FRANCA!

(Fonte: http://www.diadapaz.org/)

One Comment

  1. Pingback: Dia da Paz: Rádio Margarida participa de seminário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *